SóProvas


ID
3801979
Banca
UNEB
Órgão
UNEB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Denomina-se de biodiversidade a variedade de espécies de seres vivos existentes no Planeta, bem como o papel desses seres na natureza. Todos eles estão, de alguma forma, interligados, portanto a extinção de algum ser vivo afeta diretamente todo o ecossistema.
Apesar da importância de cada organismo vivo, observa-se um crescente aumento na destruição da biodiversidade. As causas são as mais variadas, porém, na maioria das vezes, o homem apresenta grande influência no processo. Dentre os principais motivos da perda de biodiversidade, pode-se destacar a destruição de habitat, o uso excessivo dos recursos naturais, a introdução de espécies invasoras e a poluição, sobretudo nos grandes centros urbano-industriais, onde ocorre emissão de gases poluentes, como dióxido de carbono e metano, responsáveis pelo efeito estufa.
A destruição de habitat destaca-se entre os fatores que desencadeiam a diminuição da biodiversidade. Normalmente, esse processo ocorre como consequência da urbanização e do desmatamento para aumento das áreas agropecuárias e desenvolvimento de grandes obras. Além disso, essa destruição também é causada pelo aquecimento global. Para que a biodiversidade seja efetivamente protegida, é fundamental que seja feito o uso sustentável dos recursos que a natureza oferece. Para isso, são necessários investimentos e pesquisas para descobrir fontes alternativas de recursos, fiscalização no que diz respeito à exploração da natureza e à poluição, bem como a criação de maiores áreas de proteção ambiental.
Entretanto, nenhum esforço será suficiente se não houver mudança na consciência da população. É fundamental que todos entendam a importância de cada ser vivo para o Planeta e compreendam que a destruição de qualquer espécie afeta diretamente a vida dos seres vivos. (SANTOS, 2017).

Analisando-se os aspectos relacionados com a biodiversidade e as ações que podem comprometê-la, além das informações contidas no texto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Um grande exemplo é o do Caramujo-africano (Achatina fulica): Foi introduzido no Brasil nos anos 80 para consumo humano, todavia, por essa atividade não ter sido lucrativa, os animais foram descartados vivos. Desse modo, multiplicaram-se rapidamente, invadindo vários tipos de ecossistemas. Hoje, pode-se encontrá-lo quase em todo o território brasileiro. Suas ocorrências são: por devorar folhas, flores e frutos de plantas de importância agrícola, ornamental e ecológica. Causam estragos incalculáveis!