-
C) Se tornou o primeiro governo civil desde golpe militar de 1964, apesar de Tancredo não ter chegado a assumir a presidência.
A emenda Dante de Oliveira - deputado do PMDB pelo Mato Grosso- apresentada ao Congresso representando os ideais do movimento Diretas Já, de ampla participação popular, não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Tancredo Neves faleceu antes de assumir o cargo e foi eleito INDIRETAMENTE.
Sarney foi o primeiro presidente civil da Nova República
boa boa
-
A emenda referida é a Dante de Oliveira.
-
Tancredo Neves foi escolhido pelo Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985, em eleição INDIRETA na qual derrotou o candidato do PDS, o deputado Paulo Maluf (SP). Porém, na véspera de tomar posse, em 14 de março daquele ano, Tancredo foi internado em estado grave, no Hospital de Base de Brasília, e Sarney assumiu o cargo.
A eleição de Tancredo marcou o rompimento de quase 21 anos de regime militar no País, a partir de 31 de março de 1964. A chapa de Tancredo e Sarney, a Aliança Democrática, foi formada após a derrota no Congresso, em abril de 1984, da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente da República.
-
Prudente José de Moraes Barros foi um advogado e político brasileiro. Foi presidente do estado de São Paulo, senador, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1891 e terceiro presidente do Brasil, tendo sido o primeiro civil a assumir o cargo e o primeiro presidente por eleição direta. . Anulação ?
-
Mateus, não haveria possibilidades de recurso contra essa questão. Veja que o item que voce questiona não cita "o primeiro presidente civil da história do Brasil, e sim DESDE DE 1964 (quando o "Jango" foi deposto).
Bons estudos galera
#SELVA!
#ESA
-
A eleição que elegeu Tancredo/Sarney foi uma eleição indireta !
-
PMAL BORAAAAAA
-
Fernando Collor foi o primeiro Presidente eleito de forma direta após o fim do regime militar. Uma vez que a eleição para o governo de Tancredo/Sarney foram de forma indireta.
-
GAB: C
José Sarney foi o primeiro presidente do Brasil após ditadura militar, exercendo o cargo de 15 de Março de 1985 a 15 de Março de 1990. Inicialmente, tomou posse como interino, pois Tancredo Neves, eleito pelo voto indireto havia sido internado as vésperas de sua posse, vindo a falecer dias depois. O governo de Sarney foi marcado pelo processo de redemocratização do país e pela crise econômica.