SóProvas


ID
3802753
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Aroeiras - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Receita de neurose

Pegam-se quatro idas à cidade todo dia, duas pitadas de monóxido de carbono em cada respirada, sem esquecer da buzinada no trânsito constante.

      Juntam-se um terno e uma gravata, para mulheres um vestido justo e um terninho num salto alto apertando os dedinhos, com 40 graus à sombra. E sem protetor solar. Xingam-se uns 3 motoristas, escutam-se uns seis xingamentos.

      Atravessa-se a avenida, sem correr, de lá pra cá, na hora do rush. Tropeça numa pedra ou enfia-se num buraco e reza pra não ter torcido o pé ou quebrado o salto. Nisso o celular toca, está no fundo da bolsa ou no bolso da calça e depois de ter feito tanto esforço para atender. Era engano ou alguém de casa ligando a cobrar perguntando-se vai demorar muito pra chegar!

      Espera-se uma condução durante duas horas e volta-se pra casa, de preferência em pé, no ônibus cheio. Ou numa Van pirata. Cheia de gente cansada, motorista e trocador estressados. Riocard não passa, o trocador não tem troco a roleta emperra. No corredor, que já não é mais um corredor de tanta agente amontoada, ficamos ali exprimidos pensando:

      -- Como vou sair daqui, pela janela? E sacode pra lá e pra cá, lugar pra sentar? Isso é artigo de luxo. De repente uma freada, pra descansar o sacolejo. Nem dá pra sentir é tanta gente que até amortece. Enfim, de volta ao lar.

      Depois, é só levar ao divã do analista, quatro vezes por semana, durante quinze anos!

      Mas isso se você ganhar na loteria, receber uma herança. Na pior das hipóteses, casar com milionário.

Jô Soares.

Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: D

     “... a natureza parece estar chorando..”

    ➥ Temos a presença da figura de pensamento denominada prosopopeia ou personificação,. Trata-se da atribuição de características humanas a seres humanos (=no caso, foi atribuída a ação de chorar à natureza).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Antítese: consiste na aproximação de palavras que expressam idéias opostas. Tal aproximação produz um contraste que enfatiza os sentidos das duas palavras, ressaltando-os de uma forma que não seria possível se os termos fossem empregados isoladamente.

    Exemplo:

    Não existiria som se não houvesse o silêncio

    Não haveria luz se não fosse a escuridão

    A vida é mesmo assim

    Dia e noite, não e sim

    (Certas coisas – Lulu Santos/ Nelson Motta)

    Polissíndeto: é a figura de linguagem que caracteriza-se pela repetição de um determinado conectivo entre palavras ou expressões, ou ainda entre orações sindéticas que constituem um período composto por coordenação — vale destacar que, na classificação das orações coordenadas, a simples designação “sindética” já indica a presença de conectivo.

    Exemplo:

    Enquanto os homens exercem seus podres poderes

    índios e padres e bichas, negros e mulheres

    E adolescentes fazem o carnaval

    (Podres poderes – Caetano Veloso)

    Ironia: consiste no emprego de uma palavra ou expressão de forma que ela tenha um sentido diferente do habitual e produza um humor sutil. Para que a ironia funcione, esse jogo com as palavras deve ser feito com elegância, de uma maneira que não deixe transparecer imediatamente a intenção.

    Exemplo:

    Fale mais alto, lá da esquina ainda não dá para ouvir.

    Prosopopeia (gabarito): também é conhecida pelos nomes personificação, animização e antropomorfismo. Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia.

    Exemplo:

    Hoje até o sol está mais feliz.

    Eufemismo: caracteriza-se pela substituição de palavras ou expressões com o objetivo de suavizar a mensagem, torná-la menos chocante. Termos rudes são trocados por palavras mais brandas, permitindo falar de coisas desagradáveis de uma forma melhor, embora o sentido essencial permaneça inalterado.

    Exemplo:

    A testemunha faltou com a verdade (mentiu).

    FONTE:

  • Fonte: figurasdelinguagem . com (não apareceu no outro comentário)

  • Também poderia ser Metáfora??

  • prosopopeia ( personificação)

    atribuição de característica humanos a seres não humanos.

    ex: A Amazônia chora devido ao desmatamento

    fonte: livro fernando pestana