-
Gabarito letra E
Accountability: os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
-
Gabarito E
PRINCIPIOS DE BOA GOVERNANÇA
· Accountability > Espera-se que os agentes de governança prestem contas de sua atuação de forma voluntária, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
· Eficiência > É fazer o que é preciso ser feito com qualidade adequada ao menor custo possível.
o A fase que marcou a evolução do modelo gerencial de Administração;
· Equidade > É garantir as condições para que todos tenham acesso ao exercício de seus direitos civis - liberdade de expressão, de acesso à informação, de associação, de voto, igualdade entre gêneros -, políticos e sociais - saúde, educação, moradia, segurança.
· Legitimidade > Não basta verificar se a lei foi cumprida, mas se o interesse público, o bem comum, foi alcançado. Admite o ceticismo profissional de que nem sempre o que é legal é legítimo.
· Responsabilidade > Diz respeito ao zelo que os agentes de governança devem ter pela sustentabilidade das organizações.
-
✅ Alternativa E
Prestar contas, responsabilidade e transparência são palavras-chave constantemente encontradas nas questões sobre accountability.
-
LETRA E
-
A questão apresentada exige que tenhamos conhecimento sobre os princípios básicos da governança corporativa, especialmente o princípio da prestação de contas. Analisaremos o que está envolvido em tal princípio segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e em seguida verificaremos qual das alternativas está correta.
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) apresenta o princípio da accountability, ou prestação de contas, como um pilar para a boa governança corporativa. Segundo o referido princípio, os agentes de governança têm o dever de prestar contas de sua atuação, essa prestação de contas deve ocorrer de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo. A partir da prestação de contas, o agente deve assumir as consequências de suas ações e omissões durante o exercício de suas atividades.
Agora vamos analisar as alternativas apresentadas e assinalar como correta aquela que se encaixar dentro do que foi acima apresentado.
A – INCORRETA. O princípio da Transparência consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
B – INCORRETA. O princípio da Equidade se caracteriza pelo tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas.
C – INCORRETA. No princípio da Responsabilidade corporativa os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.
D – INCORRETA. O princípio da Transparência não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
E – CORRETA. De acordo com o princípio da PRESTAÇÃO DE CONTAS os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
Notamos que a alternativa que contempla corretamente o conceito dado pelo IBGC ao princípio da prestação de contas é a alternativa “E”.
GABARITO: E
Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.
-
GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES .
#ESTABILIDADE SIM !
#NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
Antes de analisarmos
as alternativas, cabe um breve resumo sobre a accountability. Este termo
denota a capacidade do gestor ou do agente público de prestar conta de suas
atividades à sociedade. Ademais, a accountability surge como um conjunto de
mecanismos e procedimentos que levam os tomadores de decisão governamentais a
prestarem contas dos seus resultados, garantindo-se
maior transparência e exposição das políticas públicas.
Após essa
introdução, vamos à análise das alternativas:
A) ERRADO. O processo de accountability consiste em disponibilizar todas as informações (as determinadas por lei e as
não determinadas) necessárias à sociedade, não apenas às partes interessadas da
informação.
B) ERRADO. O tratamento justo e
isonômico de todas as partes interessadas refere-se ao Princípio da Isonomia, e
não ao processo de accountability.
C) ERRADO. A alternativa trata de questões de governança e de viabilidade
econômico-financeira das organizações. Ela não apresenta conteúdo relacionado
ao processo de accountability.
D) ERRADO. Apesar de a afirmação da alternativa está correta, ela não
possui relação com o processo de accountability, o qual objetiva a prestação de
contas à sociedade.
E) CERTO. A alternativa em análise apresenta uma atuação dos agentes de
governança e características da prestação de contas que esses agentes devem
seguir, como: ser claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo
integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência
e responsabilidade no âmbito dos seus papéis. Portanto, essa alternativa
apresenta características do processo de accountability e é o gabarito da
questão em análise.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
accountability,
os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
GAB --- E