A quadra de vôlei é bastante simples, composta pelas linhas que a delimitam e pela rede que a divide em duas partes. Porém, próximo à rede, existem ainda duas linhas, uma de cada lado. São conhecidas por linha de três metros ou zona de ataque, que tem função de:
As equipes ficam divididas em dois setores: três jogadores mais avançados, ocupando as posições de rede, e outros três mais recuados, ocupando a área de fundo. Os jogadores que estão no fundo podem atacar, isto é, golpear a bola quando ela está acima da altura da rede, somente se estiverem atrás desta linha ou se pularem sobre ela (sem encostar o pé na mesma na hora do salto). Caso estejam dentro da área de ataque e ainda assim façam uma cortada, por exemplo, o árbitro apita a infração e a equipe adversária vence o ponto automaticamente.
Vale ressaltar que outras ações, como defesa ou toque, podem ser feita por um jogador de fundo à frente da linha de três metros, desde que não se configure como ataque ou bloqueio.
Estando à frente da linha dos três metros, o líbero não pode efetuar um levantamento através de um toque. Caso ele o faça, sua equipe não poderá efetuar um ataque com a bola acima da altura da rede dentro da área de ataque, somente atrás dela. Se o time o fizer, perderá o ponto automaticamente.
Se o levantamento for feito pelo líbero através de uma manchete, os ataques poderão ser realizados normalmente.