SóProvas


ID
3815311
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as seguintes informações a respeito dos lanceiros negros na Guerra dos Farrapos, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Quando se trata do assunto sobre os lanceiros negros, na Revolução Farroupilha, fica evidente na historiografia que este é um assunto com pouco estudo e pouco conhecimento. Isso gera uma lacuna em relação à contribuição ao papel dos negros na Guerra dos Farrapos.

( ) Com o continente superior a 400 homens, em setembro de 1836, foi instituído o primeiro corpo de cavalaria dos lanceiros negros. Essa composição de soldados proporcionou um papel importante nos confrontos contra o império.

( ) Os farrapos não encontraram nos negros a possibilidade de uma força para continuar e vencer a guerra, pois os soldados da etnia africana eram mercenários e com grandes possibilidades de serem dominados, características que foram determinantes para que o império vencesse a guerra.

( ) David Canabarro foi um batalhador exemplar pelos escravos, pelos negros. A sua luta foi tanta que, na “surpresa de porongos”, ele armou toda tropa para estar preparada para qualquer situação, o que levou ao confronto armado entre as tropas do império no conhecido massacre de porongos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • David Canabarro

    Sua única derrota em toda a guerra, foi na Batalha de Porongos, onde "relaxado" pelas negociações de paz que empreendia com o Barão de Caxias, ou de comum acordo com os imperiais, traiu sua tropa massacrada, inclusive os Lanceiros Negros-Wikipédia

  • eles participavam da batalha, para que recebessem a alforria.

  • Alternativa:'d'

    Formado por homens escravizados, os Lanceiros Negros lutaram ao lado do exército Farroupilha contra o Império, com a promessa de liberdade ao fim do conflito. Entretanto, quando se aproximou o fim da guerra, cerca de 100 escravizados, desarmados e comandados pelo farroupilha Davi Canabarro, foram massacrados peço exército imperial no distrito de Piratini, no Cerro dos Porongos, hoje município de Pinheiro Machado. Esse episódio ficou conhecido como Massacre dos Porongos e facilitou as negociações de paz dos farroupilhas com o Império, que culminou na assinatura do Tratado de Poncho Verde, em 1845.