SóProvas


ID
3818293
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nobel de Economia vai para trio que

pesquisa formas de reduzir a pobreza


      Neste ano, o comitê do Prêmio Nobel de Economia concedeu a honraria a três pesquisadores da área: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer.

      Segundo os organizadores, os especialistas têm como mérito terem encontrado maneiras eficazes de combater a pobreza no mundo. Eles fizeram isso, cada um à sua maneira, dividindo um problema global em questões menores, o que facilita o gerenciamento.

      Em meados dos anos 1990, o norte-americano Michael Kremer foi a campo testar intervenções que poderiam melhorar o desempenho escolar de crianças no oeste do Quênia. A francesa Esther Duflo e o indiano Abhijit Banerjee (que são casados) realizaram estudos semelhantes em outros países. Na Índia, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças se beneficiaram de programas de reforço em salas de aula. A saúde também está no trabalho dos laureados. Seus estudos mostraram como populações mais pobres são sensíveis a elevações de preços nos gastos com saúde preventiva.

      Dentre o trio de laureados, vale destacar Esther Duflo: ela é a segunda mulher e a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel de Economia.

(https://revistagalileu.globo.com, 14.10.2019. Adaptado)

Afirmar que “populações mais pobres são sensíveis a elevações de preços nos gastos com saúde preventiva” equivale a dizer que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    investir na prevenção de doenças tem impacto positivo sobre populações mais pobres.

    Na Índia, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças se beneficiaram de programas de reforço em salas de aula. A saúde também está no trabalho dos laureados

  • Qual o erro da B?

  • Subjetiva demais.

  • Não consegui perceber o erro da alternativa B.

  • elevar preços nos gastos é diferente de aumentar os gastos.

    Maldosa questão.

    Concurso é detalhe.

  • O erro da B é afirmar que as populações pobres são afetadas pelos gastos ao invés de preços. Aumentar os preços é diferente de aumentar os gastos.

  • Não há diferença lógica entre a B e o texto em si. Mesmo que se analise pequenas exceções, o sentido das duas é o mesmo. Pra toda regra há uma exceção.

  • Essa foi cruel.

  • Pra mim a B tem todo sentido, pq quer dizer que se os preços aumentam a prevenção é afetada.

  • A questão requer Interpretação Textual, é uma questão de inferência, de apreender as ideias do texto.


    ALTERNATIVA (A) CORRETA – Ao investir na prevenção de doenças, as populações mais pobres irão sentir o impacto positivo, por isso elas são sensíveis quando sentem que há um maior gasto com a saúde preventiva por perceberem que serão beneficiadas.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Aumentar os gastos com saúde preventiva só tem a favorecer os mais necessitados e não prejudicá-los, as populações mais pobres se beneficiariam muito com tal ato.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – É óbvio que economizar em gastos com saúde preventiva não beneficiaria as populações mais pobres; ao contrário, ajudaria.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A assertiva não traz essa questão proporcional. O que se pode inferir com as informações do texto é que as populações mais pobres sentem o reflexo quando se gasta mais com saúde preventiva, pois é algo que beneficia quem mais precisa.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Informação não condizente com as ideias do texto, quando se diz: “populações mais pobres são sensíveis a elevações de preços nos gastos com saúde preventiva" corrobora a ideia de que é preciso investir na saúde preventiva e que isso beneficiaria as populações mais pobres.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A)

  • Para mim, é B.

  • Há muita diferença lógica entre A e B. E o gabarito não justifica a resposta. Vai para a caixinha das bizarrices de concurso.

    Dizer que aumentar preços com saúde preventiva seria o mesmo que, por exemplo, o poder público investir em saúde preventiva (ou aumentar seus gastos com saúde preventiva) é, no mínimo, louco.

    Agora, aumentar preços - só se for para o cidadão.

    Vamos em frente.

  • Por qual motivo a b) está errada?

    Porque a alternativa afirma que elevar os gastos com saúde seria prejudicial. Por exemplo, comprar mais remédios.

    O texto afirma que a elevação de preços é prejudicial. Exemplo: remédios ficando mais caros.

    Irmãos de batalha, prestem bastante atenção e tomem cuidado na hora da prova. Já fiquei de fora por uma questão e dói demais.

  • Pessoal, muita atenção, essa questão cobrou interpretação de períodos antecedentes ao descrito na questão

    " Na Índia, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças se beneficiaram de programas de reforço em salas de aula. A saúde também está no trabalho dos laureados. Seus estudos mostraram como populações mais pobres são sensíveis a elevações de preços nos gastos com saúde preventiva."

    Portanto, pode se inferir que o investimento preventivo de doenças tem impacto positivo nas populações mais pobres.

    Resposta Correta: Alternativa A

  • Sinceramente, 4ª questão que vejo a Vunesp seguindo os passos da Cespe: Colocando assertivas subjetivas e justificando o gabarito depois da maneira que achar melhor, à moda car4lho