SóProvas


ID
3821263
Banca
IFG
Órgão
IF-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em conjunto com as grandes transformações econômicas, políticas e sociais do final do século XVIII e início do XIX, surgiram várias teorias e doutrinas que buscavam justificar, regular ou reformar a ordem capitalista burguesa. Uma dessas teorias foi a de Thomas Malthus (1766-1834). Em 1798, em sua obra Ensaio sobre a População, ele defendia uma série de teorias afirmando a importância do controle da natalidade, em que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com o controle do crescimento demográfico do planeta. Malthus defendia que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população, gerando, como consequência, a fome.

Tomando como base o que foi dito no texto acima, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA LETRA D- Para Malthus, a pobreza e o sofrimento eram inerentes à sociedade humana e, as guerras e as epidemias ajudariam no equilíbrio entre produção e população. Além disso, era preciso conter os nascimentos, limitar a assistência aos pobres, o que desestimularia o aumento da população.

    COMPLEMENTO:

    -Como ele ia conter os nascimentos

    1)Malthus tinha um viés religioso da igreja anglicana (era pastor) e com isso sugeriu para diminuir a população a: 

    -SUJEIÇÃO MORAL (abstinência sexual e casamento tardio- PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA). OBS:NÃO ERA MÉTODOS CONTRACEPTIVOS AINDA, pois ele era contra. 

    -Considerada uma teoria elitista, pois só poderia ter filho quem tinha dinheiro. 

    2)A diferença para a neomalthusiana:  

    -a neo quer que o Estado introduza métodos anticoncepcionais  

    -Malthus é as pessoas que vão praticar a abstinência, ou seja, sem a intervenção estatal.