SóProvas


ID
3824428
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O mato do Mutúm é um enorme mundo preto, que nasce dos buracões e sobe a serra. O guará-lobo trota a vago no campo. As pessôas mais velhas são inimigas dos meninos. Soltam e estumam cachorros, para ir matar os bichinhos assustados — o tatú que se agarra no chão dando guinchos suplicantes, os macacos que fazem artes, o coelho que mesmo até quando dorme todo-tempo sonha que está sendo perseguido. O tatú levanta as mãozinhas cruzadas, ele não sabe — e os cachorros estão rasgando o sangue dele, e ele pega a sororocar. O tamanduá. Tamanduá passeia no cerrado, na beira do capoeirão. Ele conhece as árvores, abraça as árvores. Nenhum nem pode rezar, triste é o gemido deles campeando socôrro. Todo choro suplicando por socôrro é feito para Nossa Senhora, como quem diz a salve-rainha. Tem uma Nossa Senhora velhinha. Os homens, pé-ante-pé, indo a peitavento, cercaram o casal de tamanduás, encantoados contra o barranco, o casal de tamanduás estavam dormindo. Os homens empurraram com a vara de ferrão, com pancada bruta, o tamanduá que se acordava. Deu som surdo, no corpo do bicho, quando bateram, o tamanduá caiu pra lá, como um colchão velho.

ROSA, G. Noites do sertão (Corpo de baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

Na obra de Guimarães Rosa, destaca-se o aspecto afetivo no contorno da paisagem dos sertões mineiros. Nesse fragmento, o narrador empresta à cena uma expressividade apoiada na

Alternativas
Comentários
  • Vocês também acreditam que em poemas e músicas a interpretação é muito pessoal, não tendo uma única forma de enxergar a mensagem do autor??

  • Diversos segmentos do texto apresentam relatos de animais em sofrimento, vítimas do desdém e a ferocidade do homem, através de recurso linguístico de antropomorfização, que atribui características e comportamentos típicos da condição humana às formas inanimadas da natureza ou aos seres vivos irracionais: “o tatú que se agarra no chão dando guinchos suplicantes”, “o coelho que mesmo até quando dorme todo-tempo sonha que está sendo perseguido”, “triste é o gemido deles campeando socôrro”, entre outros.
  • Concordo plenamente, as questões de português são as piores do Enem para mim

  • Queria gabaritar linguagens... queria né, porém é mais fácil eu fechar a prova de matemática e naturezas kkkk

  • Queria acertar mais de 32 em linguagens, mas tá osso

  • Se você tirar uns 5 minutos pra ler com calma você acerta essa questão, porém, reprova no ENEM. Essa questão não é difícil. Difícil é você resolvê-la em menos de 2 minutos (para poder economizar tempo para a redação).

  • Prosopopeia → 

    os macacos fazem arte

    o coelho sonha

    o tatu levanta as mãozinhas

    o tamanduá abraça as árvores

    choro suplicando por socorro

    Em contraposição à brutalidade do homem - que solta os cachorros em cima dos bichos e os assassinam a sangue frio.

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Nesse caso, os animais são humanização e os humanos zoomorfizados.