SóProvas


ID
3824443
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A nossa emotividade literária só se interessa pelos populares do sertão, unicamente porque são pitorescos e talvez não se possa verificar a verdade de suas criações. No mais é uma continuação do exame de português, uma retórica mais difícil, a se desenvolver por este tema sempre o mesmo: Dona Dulce, moça de Botafogo em Petrópolis, que se casa com o Dr. Frederico. O comendador seu pai não quer porque o tal Dr. Frederico, apesar de doutor, não tem emprego. Dulce vai à superiora do colégio de irmãs. Esta escreve à mulher do ministro, antiga aluna do colégio, que arranja um emprego para o rapaz. Está acabada a história. É preciso não esquecer que Frederico é moço pobre, isto é, o pai tem dinheiro, fazenda ou engenho, mas não pode dar uma mesada grande.
Está aí o grande drama de amor em nossas letras, e o tema de seu ciclo literário.

BARRETO, L. Vida e morte de MJ Gonzaga de Sá.Disponível em: www.brasiliana.usp.br. Acesso em: 10 ago. 2017.

Situado num momento de transição, Lima Barreto produziu uma literatura renovadora em diversos aspectos. No fragmento, esse viés se fundamenta na

Alternativas
Comentários
  • O Lima Barreto é um gênio! Lembre-se que Lima B. usa o 'Sarcarmo' em seus textos. O texto mostra o quanto a literatura romântica era previsível e tinha uma narrativa pobre e sem muitas surpresas.

  • parecia dificil, mas ai no final ficou claro que ele tava ironizando a literatura romantica da epoca
  • mds.... odeio a literatura brasileira

  • não entendi pq não pode ser a 'd' uma vez que existe uma quebra de expectativa e do padrão de literaturas românticas.

  • Leiam com atenção o trecho "No mais" percebe-se uma ideia de "só isso?"

    Clara Ironia

    Resposta (B)

  • ironia ao folhetim da tradição romântica.

    fica mais claro a partir de uma segunda leitura no texto, principalmente em "A nossa emotividade literária só se interessa pelos populares do sertão, unicamente porque são pitorescos e talvez não se possa verificar a verdade de suas criações. No mais é uma continuação do exame de português, uma retórica mais difícil, a se desenvolver por este tema sempre o mesmo:..."

  • literatura é muito bom, Lima Barreto, grande escritor.