SóProvas


ID
3824458
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A máquina extraviada
Você sempre pergunta pelas novidades daqui deste sertão, e finalmente posso lhe contar uma importante. Fique o compadre sabendo que agora temos aqui uma máquina imponente, que está entusiasmando todo o mundo. Desde que ela chegou — não me lembro quando, não sou muito bom em lembrar datas — quase não temos falado em outra coisa; e da maneira que o povo aqui se apaixona até pelos assuntos mais infantis, é de admirar que ninguém tenha brigado ainda por causa dela, a não ser os políticos. [...]
Já existe aqui um movimento para declarar a máquina monumento municipal. [...] Dizem que a máquina já tem feito até milagre, mas isso — aqui para nós — eu acho que é exagero de gente supersticiosa, e prefiro não ficar falando no assunto. Eu — e creio que também a grande maioria dos munícipes — não espero dela nada em particular; para mim basta que ela fique onde está, nos alegrando, nos inspirando, nos consolando.
VEIGA, J. J. A máquina extraviada: contos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

Qual procedimento composicional caracteriza a construção do texto?

Alternativas
Comentários
  • Podemos observar que durante todo o texto vemos a utilização do travessão que deixa explicito uma participação de um interlocutor no texto ,ou seja, de uma pessoas participando da historia. Letra:E

  • "- aqui para nós -". Quer marca de interlocução maior do que essa?

  • AÍ GLR QUE ENTENDEU ME EXPLIQUE: PQ N É A LETRA A????

  • Não é a (A) porque o texto não se estrutura em torno de intervenções explicativas. Não há didatismo do narrador. O que há é uma evidente característica de interlocução. Embora não fique claro se é um diálogo direto, uma carta ou mesmo a imaginação do narrador, o tom do texto é de conversa desinteressada, entre amigos (fique o compadre sabendo... aqui pra nós...)

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Difícil

  • Interlucução: pressuposição da existência de sujeitos que se comunicam a partir de situações da realidade social concreta em que se encontram. Originalmente significa diálogo, mas o significado foi estendido a toda forma de interação e comunicação entre os sujeitos. O processo de construção do saber ocorre em interlocução com diferentes pares situados no mesmo espaço geográfico ou não.
  • Não pode ser letra A, pois as interlocuções apresentas no texto servem para pequenos complementos, opiniões e não explicações propriamente ditas.

    "não me lembro quando, não sou muito bom em lembrar datas"

    Claramente não explica nada, apenas relata sua confusão.

    "aqui para nós"

    Apenas comentário, um acessório ao texto, indicando uma conversa com o destinatário da carta.

    "e creio que também a grande maioria dos munícipes"

    Uma opinião do eu-lírico