SóProvas


ID
3824470
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O craque crespo

Desde que Neymar despontou no futebol, uma de suas marcas registradas é o cabelo. Sempre com um visual novo a cada campeonato. Mas nesses anos de carreira ainda faltava o ídolo fazer uma aparição nos gramados com seu cabelo crespo natural, que ele assumiu recentemente para a alegria e a autoestima dos meninos cacheados que sonham ser craques um dia.
É difícil assumir os cachos e abandonar a ditadura do alisamento em um mundo onde o cabelo liso é tido como o padrão de beleza ideal. Quando conseguimos fazer a transição capilar, esse gesto nos aproxima da nossa real identidade e nos empodera. Falo por experiência própria. Passei 30 anos usando cabelos lisos e já nem me lembrava de como eram meus fios naturais. Recuperar a textura crespa, para além do cuidado estético, foi um ato político, de aceitação, de autorreconhecimento e de redescoberta da minha negritude.
O discurso dos fios naturais tem ganhado uma representação cada vez mais positiva, valorizando a volta dos cachos sem cair no estereótipo do “exótico”, muito comum no Brasil. O cabelo crespo, definitivamente, não é uma moda passageira. Torço que para Neymar também não seja.
Alexandra Loras é ex-consulesa da França em São Paulo, empresária, consultora de empresas e autora de livros.
LORAS, A. O craque crespo. Disponível em: http://diplomatique.org.br. Acesso em: 1 set. 2017.

Considerando os procedimentos argumentativos presentes nesse texto, infere-se que o objetivo da autora é

Alternativas
Comentários
  • Poderia ser a A,mas se vocês observarem atentamente vão notar que o texto da autora tem um viés problematizador mais amplo e abrangente do que mero elogio a alguma personalidade publica.

  • Neymar caiu no ENEM, que faaaaase! hahahah

  • Não gente, desde quando opinar sobre determinado assunto é problematizar? Os argumentos dela são plausíveis, sabemos que há discriminação em relação ao cabelo crespo, e opinar em dizer que esse tipo de cabelo é normal não é problematizar.
  • Muita gente vê como normal o fato de cabelo liso ser um padrão de beleza mundial. Passam anos roboticamente alisando o próprio cabelo sem sequer questionar o motivo. A autora dá uma feição de problema a essa realidade, portanto, PROBLEMATIZA O TEMA SIM, ou seja, mostra que um assunto ordinário é na verdade um problema que deve ser levado em conta, discutido.

  • Nunca será só futebol

  • É algo meio infantil discutir gabarito com o ENEM. Vocês querem estar certos ou passar no vestibular?

    É óbvio que há um viés de problematização no texto, por mais que o seu conceito pessoal de "problematização" seja diferente.

    Acusar o ENEM de ser "lacrador" e afins não ajudará nada na sua aprovação.

    Gabarito : (B)

    Nível de Dificuldade : Médio