SóProvas


ID
3824518
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras, hostis e espectrais, desertas de vontades novas que as humanizem, esquecidas já dos antigos homens lendários que as povoaram e dominaram.
Carregam nos seus dorsos poderosos as pequenas cidades decadentes, como uma doença aviltante e tenaz, que se aninhou para sempre em suas dobras. Não podendo matá-las de todo ou arrancá-las de si e vencer, elas resignam-se e as ocultam com sua vegetação escura e densa, que lhes serve de coberta, e resguardam o seu sonho imperial de ferro e ouro.
PENNA, C. Fronteira. Rio de Janeiro: Artium, 2001.

As soluções de linguagem encontradas pelo narrador projetam uma perspectiva lírica da paisagem contemplada. Essa projeção alinha-se ao poético na medida em que

Alternativas
Comentários
  • Tirei a conclusão que era a alternativa B, pois já no início do texto nos trás a ideia de transformar um ser inanimado em um ser animado... "As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras..."

  • Exato Lilo, houve uma transformação da paisagem em um ser vivo.

    " resignam-se e as ocultam com sua vegetação escura e densa, que lhes serve de coberta, e resguardam o seu sonho imperial de ferro e ouro. "

    (caracterizam o personagem como um ser vivente que mesmo com sua beleza sofreu pela exploração do minério descrito la no finalizinho) .

  • A principal perspectiva lírica é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

    Podemos ver isso na primeira frase " As montanhas correm agora, lá fora, umas atrás das outras,"

    Gabarito letra B

    Dicas de redação siga meu insta @sheisannabeatriz

  • sabia essa questão, mas com minhas palavras. Demorei para chegar na alternativa, pois não percebi de imediato atraves da interpretação que era a mesma coisa que pensei, mas com palavras diferentes.

    reveste o inanimado de vitalidade e ressentimento.