-
O trecho integra um livro sobre os aspectos ecológicos envolvidos na interação comunicativa. Para convencer o leitor das afinidades entre comunidade, comunicação e comunhão, o autor
a) nega a força das comunidades interioranas.
Incorreta. Primeiramente, ecologia já vem dos diversos tipos de interações entre os seres, como reflete o texto "ecologia dos atos de interação comunicativa", o autor não expõe preconceitos linguísticos.
b) joga com a ambiguidade das palavras.
Incorreto. A questão quer saber sobre o que o autor faz para convencer o leitor das afinidades entre as palavras comunidades, comunicação e comunhão, essas palavras caminham para um mesmo sentido.
c) parte de uma informação gramatical.
Correta. Como diz o texto "Essas afinidades começam no próprio radical das palavras em questão", radical com, COMunidade, COMunicação, COMunhão.
d) recorre a argumentos emotivos.
Incorreto. O texto é bastante técnico.
e) apela para a religiosidade.
Incorreto. Não há esse elemento no texto.
-
entendi foi nada dessa questão
-
-
Concordo com a resposta. Pois a análise foi perfeita.
-
Ecologia é a especialidade da biologia que estuda o meio ambiente e os seres vivos que vivem nele, além da interação desses seres vivos entre si e/ou com o meio.
Quando o autor fala em "ecologia dos atos de interação comunicativa", ele está falando do estudo dos modos de diálogo que existem.
Basicamente o autor diz que para que ocorra esse diálogo de modo produtivo é necessária a existência da comunhão, a qual, por sua vez, só ocorre dentro de uma comunidade.
Assim, se alguém quer estudar os "atos de interação comunicativa", faz-se necessário estudar esses atos no contexto de uma comunidade, que é onde ocorre a comunhão entre as pessoas e, consequentemente, os atos de interação comunicativa (eficientes).
Então, temos que: comunidade + comunhão = comunicação
Mas, antes de afirmar isso tudo, ele parte da informação gramatical de que as afinidades entre essas 3 coisas (comunidade, comunhão e comunicação) já se iniciam no próprio radical dessas palavras, o "com" (Essas afinidades começam no próprio radical das palavras em questão).
Gabarito: O trecho integra um livro sobre os aspectos ecológicos envolvidos na interação comunicativa. Para convencer o leitor das afinidades entre comunidade, comunicação e comunhão, o autor parte de uma informação gramatical.
-
Ótima explicação I have a Dream
Para quem não é assinante, o gabarito é letra C. Resposta se justifica na segunda frase do texto: " Essas afinidades começam no próprio radical das palavras em questão. "
Dicas de redação no meu instagram @sheisannabeatriz
-
Péssimo. Texto louco, pergunta mais louca ainda. A única coisa que entregou foi a parte que fala de radicais e só. Preguiça do formulador de item estava demais em?
-
Entendi foi nada dessa questão af
-
Não entendi absolutamente nada. Só marquei a alternativa menos louca.
-
Parei a leitura aqui.
-
PAREI NA INCONTROVÉRSIA KKKKKK PALAVRA DESNECESSÁRIA.
-
PAREI NA INCONTROVÉRSIA KKKKKK PALAVRA DESNECESSÁRIA.
-
eu acertei mas fiquei em duvida entre a a B
-
Pessoal a questão não é complicada, essa é uma típica questão de compreensão textual, ou seja, a resposta está no texto. Observe os primeiros parágrafos com atenção.
Resposta C
NÍVEL: Médio