SóProvas


ID
3824539
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.
PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha parece impossível, no começo do texto fala de uns documentos jurídicos, daí mais pro final fala que as crônicas servem de fontes etnográficas, mas nas alternativas não fala de etnias situando-se no espaço, então a que pareceu menos errada foi que essas crônicas serviam pra atestar ou desmitificar esses documentos, já que o povo menos pomposo é que as escriviam, meio que fazer um cruzamento de dados pra ver se os documentos "importantes" dizem a verdade.

  • Questão que aborda o método de produção da historiografia e demonstra que a variedade de fontes é sempre bem vinda para a construção de um sólido conhecimento sobre um período histórico. As crônicas permitem variar fontes e discursos solidificados sobre determinados temas como sociedade pré-colombianas.  O enunciado busca a alternativa que melhor demonstra a relevância dessas fontes alternativas. 
    A) Esse ensinamentos são amplamente conhecidos dada a condição de letramento dos religiosos que a realizavam e, portanto, estão longe de ser fontes alternativas com novas informações ou enfoques.

    B) Entram na categoria de fontes oficiais produzidas por funcionários coloniais e amplamente conhecidas.

    C) Arqueologia não faz parte da abordagem de interpretação de crônicas descrita no texto.

    D) A utilização de crônicas como fontes alternativas permite uma visão diferenciada dos registros oficiais amplamente visitados e conhecidos. Alternativa correta. 
    E) Somam-se às narrativas orais e não as substituem. 




    Gabarito do professor: D
  • O texto diz que alguns estudiosos preferem as crônicas escritas por populares, de forma menos oficial/intelectualizada/teórica. Entendem que assim podem conter menos deformações (acredito que mais imparcialidades).. Considerando que os registros oficiais são mais intelectualizados, as crônicas populares acabam relativizando seu conteúdo (desmentindo, por exemplo).

  • Questão um pouco complexa pra sintetizar as ideias! Fiz por eliminação e achei meio difícil pra entender de primeira!

    Vamos que Vamos, Bons estudos!!

  • Letra D

  • Consegui somente por eliminação. Contudo, julguei a questão através das competências do ENEM " sempre criticar ".

    Logo, como a colonização foi extremamente Eurocentrista, avalei que os historiadores queriam avaliar os documentos históricos pelos dois lados da moeda ( relativizar ), uma vez que os documentos intelectuais teriam como único objetivo legitimar a colonização sobre os indígenas - basicamente um pré-darwinismo social -.

  • se é REconstrução da história, infere-se que a história já foi construída. Logo, é mais lógico que seja a alternativa que diz que busca-se uma nova narrativa que contrarie o que temos de história atualmente.

  • eu nunca vou entender a humanas do enem !!

  • A relativização de registros oficiais está apontada como correta justamente porque "os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas" só se preocupam com "documentos formais, do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes, deixando em segundo plano as crônicas", uma vez que não acreditam que estas últimas possam contribuir para as pesquisas, justamente por não representarem a estrita realidade dos fatos (deformação de informações). Porém, segundo o próprio enunciado, "as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas". Desse modo, devem sim ser reconhecidas as crônicas pelos pesquisadores, ainda que relativizando os registros oficiais, já que não se referem a visitas, testamentos e processos, exatamente por constituírem, assim como tais registros oficiais, verdadeiros registros históricos importantes dos povos indígenas.

  • A. latina(atenção) "Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas." Por que essas fontes são relevantes para a reconstrução da historia das sociedades pré-colombianas ? Pois relativizam (diferenciam-se de) .

  • Parece questão para pessoas que cursam graduação em história. Não teve nada de ensino médio.

  • Ao meu ver, o gabarito seria facilmente a letra B.

  • Por eliminação e com uma boa interpretação de texto consegui acertar pq o texto é confuso. o nível da questão é difícil