SóProvas



Questões de Civilizações Pré-Colombianas: Maias, Aztecas e Incas


ID
510346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A conquista da América ocorre no contexto mais amplo de grandes transições na Europa. Na América, a existência de sociedades mais evoluídas, como os astecas e os incas, fez que o processo colonial levasse em conta as heranças de tais forças sociais, políticas e culturais anteriores à chegada dos colonos. A respeito de tais sociedades, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  c) Antes de os espanhóis desembarcarem na América, a vida social e cultural incaica era de relativo desenvolvimento, conforme se observa, ainda hoje, nas ruínas de antigas cidades incas, nos Andes.


    Curiosidade: Em 1533, ao descobrir a cidade de Cuzco, os espanhóis ficaram impressionados com o plano harmonioso de suas dimensões. O edifício mais notável da cidade era o Templo do Sol, o que revela a importância do culto solar, tanto que o Imperador Inca ao ser investido no cargo era transformado em "filho do Sol", constituindo-se em mediador privilegiado nas relações deste mundo com o sobrenatural. 

  • Pão com gelia


ID
678196
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final do século XV e início do XVI, quando os europeus conquistaram o Continente Americano, este era habitado por inúmeros grupos étnicos, com diferentes formas de organização econômica e político-social.

Considerando-se o Império Inca, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • d) um deus criador e protetor da vida e da natureza era cultuado segundo uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templos.


    O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores  nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura. principalmente o cultivo da batata e do milho.

  • Os incas tinha uma politica teocrática e militar , tão qual seu imperador era conhecido como o filho do sol, e a religião deles era Politeísta

    LETRA D

    APMBB


ID
737416
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a América pré-colombiana e as civilizações Inca, Maia e Asteca, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A civilização Asteca estava dividida em clãs que possuíam terras coletivas, divindades, templos e um chefe. A hierarquia social apresentava-se da seguinte forma: nobres (guerreiros e sacerdotes), cidadãos e escravos.

( ) Os maias encontravam-se principalmente na Península de Yucatã (México) e na região da Guatemala.

( ) A cultura Maia era caracterizada por alguns elementos: arquitetura (pirâmides = huacas); monumentos; construção de estradas e cidades (Macchu Picchu e Cuzco); calendários; existência de uma espécie de correio; ausência de moedas; e práticas poligâmicas.

( ) O Império Inca estava centralizado no poder do Inca (Imperador), era dividido em quatro províncias e foi originado através do domínio de outros povos.

( ) As civilizações pré-colombianas tinham como modo de produção, dentre outras atividades, a caça, a coleta e a pesca.

Alternativas

ID
949444
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura, principalmente o cultivo da batata e do milho.

A principal característica da sociedade inca era a

Alternativas
Comentários
  • A resposta à questão em pauta baseia-se somente em leitura e interpretação de texto. Não há necessidade de conhecimentos  mais profundos acerca da sociedade Incaica. É necessário, no entanto, o domínio de conceitos tais como “ditadura”, “teocracia”, “aristocracia”, “mobilidade social”, “sociedade estratificada” para que seja possível a compreensão não só do texto como também das opções apresentadas.
                    O trecho não apresenta especificamente um modelo político que permita a classificação como “ditadura teocrática”. Os dados fornecidos expressam desigualdade social, importância da terra e a forte estratificação, que supõe pouca mobilidade social, com base em nascimento e hereditariedade. Desta forma , a[única questão que responde de forma satisfatória à questão proposta é a opção E
  • e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

    Existia sim a possibilidade de mudar de extrato social, porém eram exíguas ou bastante limitadas. As camadas sociais eram bastante definidas e por uma elite que gravitava em torno do imperador.


    Importante:império constituía uma monarquia teocrática hereditária, na qual os poderes do governante, o Inca, só eram limitados pelos costumes da comunidade.  Mas não havia regras definidas para a sucessão, sendo frequentes os conflitos entre irmãos no poder. 

  • Letra E

    A famosa Sociedade Estamental, em que do jeito que estar fica. Você nasce camponês morre camponês, nasce nobre vai morrer nobre.

    Sociedade Estamental é uma das maiores características de impérios.

  • A resposta à questão em pauta baseia-se somente em leitura e interpretação de texto. Não há necessidade de conhecimentos mais profundos acerca da sociedade Incaica. É necessário, no entanto, o domínio de conceitos tais como “ditadura”, “teocracia”, “aristocracia”, “mobilidade social”, “sociedade estratificada” para que seja possível a compreensão não só do texto como também das opções apresentadas.

                   O trecho não apresenta especificamente um modelo político que permita a classificação como “ditadura teocrática”. Os dados fornecidos expressam desigualdade social, importância da terra e a forte estratificação, que supõe pouca mobilidade social, com base em nascimento e hereditariedade. Desta forma , a[única questão que responde de forma satisfatória à questão proposta é a opção E


ID
1065184
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O canto triste dos conquistados:
        os últimos dias de Tenochtitlán


Nos caminhos jazem dardos quebrados:
os cabelos estão espalhados.
Destelhadas estão as casas,
Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém
as tivesse tingido,
Nos escudos esteve nosso resguardo,
mas os escudos não detêm a desolação...


PINSKY, J. et al. História da América através de textos São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).

O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)

Alternativas
Comentários
  • Qual a diferença entre a "B" e a "E"?

  • Quando os espanhóis desembarcaram na América no século XVI, o Império Asteca estendia-se por uma superfície de mais de 200 mil quilômetros e tinha uma população estimada em cinco a seis milhões de habitantes. Apesar de Tenochtitlán ser considerada uma das maiores cidades do mundo na época, as defesas mexicanas não conseguiram evitar o dominação espanhola, que possuía uma tecnologia de guerra superior (com o uso do cavalo, do ferro e de armas de fogo). Tal fator é enfatizado no texto, o que justifica a resposta correta, a alternativa B.

  • Onde que é marcado no texto a ênfase a superioridade bélica da espanha? Para tornar incorreta a letra C?

  • Sempre desconfie de generalizações. Na alternativa C, o extermínio da uma ideia de que tudo foi perdido. 

  • http://www.escritaglobal.com.br/2014/04/enem-sem-dialogo-os-erros-persistirao.html   Texto ótimo sobre essa questão e alguns probleminhas do INEP. 

  • Flechas, escudos, dão ideia de resistência. E o sangue nos rios, a ideia da superioridade europeia. Tem que ler com muita atenção a questão

  • O que elimina a A como resposta?

  • Ali no final fala que os escudos não detém a desolação, logo da ideia de que lutaram contra, contrário aos indígenas brasileiros que em sua maioria se rendiam.

  • essa questão há várias respostas, ai você deveria torçer pra ter a mesma visão do elaborador!

  • Perfeita explicação da professora. Pessoal, o segredo nessas questões de interpretação é não ler o poema como uma questão e sim como um simples poema. O que chama atenção nesse texto? Ele coloca ali no final uma referência aos escudos daqueles indígenas que tentaram defender sua terra e não conseguiram. Tenha certeza que o autor não colocou essa informação em vão. Ele encerra na verdade com isso. Normalmente nas questões de linguagens, o que autor quer focar é sempre deixado por ultimo, após dois pontos, após um questionamento... e por aí vai. São estratégias utilizadas para centralizar o que ele quer por como foco. Portanto, a alternativa B é a melhor a ser marcada. Questão difícil, eu fiquei em dúvida com a C tbm

  • Não poderia ser a C, pois não houve extermínio dos povos indígenas, apesar das muitas mortes... Inclusive os Espanhóis usaram a mão de obra escrava indígena, logo, não há como se falar em Extermínio.

  • Letra B

    O próprio titulo já entrega a questao: O canto triste dos Conquistados...

  • Nos escudos esteve nosso resguardo,

    mas os escudos não detêm a desolação

    letra B

  • Eu nunca iria marcar a ''b'' por causa de ''considerado superior'' .

    tem uma pitada de etnocentrismo e geralmente as questões do enem considera esses termos como preconceito, uma vez que não existe cultura melhor ou pior , superior ou inferior.

  • vasco


ID
1190680
Banca
ACAFE
Órgão
PC-SC
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Astecas, Incas, Siouxs, Apaches, Guaranis e Araucanos eram alguns dos muitos povos indígenas que viviam na América e foram dominados, cristianizados ou mesmo exterminados quando da chegada dos europeus.

Sobre esse capítulo violento e muitas vezes pouco lembrado da história americana, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Alternativas
Comentários
  • Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI;

    Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes (América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade sagrada de Cusco.
    fonte: http://www.suapesquisa.com/astecas/
  • A primeira parte está ok, os astecas habitavam o México, e os incas a região dos Andes, O erro da questão está pelo fato de não ter ocorrido um conflito entre as populações ameríndias. Ambas foram invadidas e destruídas pelos colonizadores espanhóis.

  • nao é no mexico; hoje se encontra o [ iraque ] gabarito [ a ]

     

  • A dominação dos espanhóis ante aos Astecas , deu-se com Hernán Cortez , que ,após primeiro contato com os Astecas, foi divinizado pelos mesmos e fizera alianças com povos submetidos aos domínios Astecas para derrubar o Imperador Montezeuma II

    Já a dominação dos Incas, feita por Pizarro, consistiu em muita violência

    Logo os espanhóis utilizaram técnicas estratégicas para domínio do território, e não um enfraquecimento entre eles ( ASTECAS VS INCAS) esses nem tiveram contato um com os outros

    Portanto, foi o eurocentrismo espanhol, que se apropriou de estratégias para enfraquecer esses povos

    GABARITO A

    APMBB

  • Qual a importância do estudo dessas sociedades para os historiadores?

  • A RESPOSTA INDICADA POR ESSE SITE, LETRA A, ESTÁ ERRADA!!

    RESPOSTA CORRETA: LETRA B

    Os colonizadores espanhóis valeram-se de diversas estratégias para a dominação dos povos nativos, mas, fomentar uma guerra entre os Astecas e Incas não foi uma delas, principalmente por conta do distanciamento geográfico entre ambas civilizações.


ID
1622689
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A presença do homem na América remonta há cerca de 35000 a.C. Na região que hoje corresponde ao México, existem testemunhos da presença humana por volta de 20000 a.C. Durante um longo período, esses grupamentos humanos se caracterizavam por serem caçadores e coletores, pois somente em torno de 5000 a.C. iniciou-se o processo de sedentarização e implantação da agricultura. A partir de 1300 a.C., numa região próxima ao golfo do México, importantes transformações desembocaram na organização das Altas Culturas da Mesoamérica.


Sobre essas culturas, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • sua influência cultural se tenha estendido muito além da Área Olmeca, como indicam trabalhos de arte olmeca encontrados em Chiapas,Guerrero, Oaxaca, Vale do México e até no atual El Salvador

  • GABARITO LETRA D


ID
1819414
Banca
UFMT
Órgão
IF-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Por aqui lhe urdem os portugueses muitas brigas com que se desavêm umas nações com as outras, com o qual ardil os entramos e desbaratamos, que todos juntos ninguém pudera com eles [...]

(Documento de 1580 citado por WEHLING, A.; WEHLING, M. J. Formação do Brasil Colonial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.)

O trecho do documento acima faz referência a uma estratégia largamente utilizada pelos portugueses na conquista da América, tanto para a incorporação de terras como para a escravização dos indígenas. Assinale a alternativa que apresenta essa estratégia.

Alternativas
Comentários
  • Este trecho da questão faz menção as rivalidades entre as tribos: "muitas brigas com que se desavêm umas nações com as outras, com o qual ardil os entramos e desbaratamos, que todos juntos ninguém pudera com eles [...]  

    R= letra A

  • não consegui entender, o que significa desavêm nesse contexto? ardil? desbaratamos? que linguagem difícil!

  • Não compreendi muito bem a citação, mas pelo texto da própria questão dá para entender o que se quis perguntar...

     

    No decorrer de muitos anos é possível observar que diversos europeus se aliavam à determinada tribo, para fortalecer suas batalhas.

    Isso ocorreu com franceses, portugues e por aí vai.

     

  • A moioria dessas questões acertei indo pela logica rsr
  • Alguém estudando para o concurso do IFMT - 2018???

  • Gabarito: A


    "Por aqui lhe urdem os portugueses muitas brigas com que se desavêm umas nações com as outras, com o qual ardil os entramos e desbaratamos, que todos juntos ninguém pudera com eles..."


    Os portugueses urdiam, isto é, tramavam as brigas entre as tribos indígenas para que assim facilitasse a captura e fragilizasse as aldeias





ID
1911118
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as populações que habitaram a Mesoamérica antes do período clássico e, em seguida, marque a opção correta.

I. Antes dos Zapotecas é impossível encontrar grandes complexos de construções, como pirâmides e estelas.

II. Entre os olmecas é possível averiguar uma divisão do trabalho, pois, enquanto alguns indivíduos se especializavam na agricultura, outros se dedicavam a ofícios como o comércio, o governo e a religião.

III. Foi possível encontrar a influência olmeca na região em que mais tarde seria construída a Cidade do México.

Alternativas

ID
1922686
Banca
PUC - GO
Órgão
PUC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

TEXTO 1

                              Queimada

À fúria da rubra língua

do fogo

na queimada

envolve e lambe

o campinzal

estiolado em focos

enos

sinal.

É um correr desesperado

de animais silvestres

o que vai, ali, pelo mundo

incendiado e fundo,

talvez,


como o canto da araponga

nos vãos da brisa!


Tambores na tempestade


[...]

E os tambores

  e os tambores

    e os tambores

soando na tempestade,

ao efêmero de sua eterna idade.


[...]

          Onde?

Eu vos contemplo

     à inércia do que me leva

     ao movimento


de naufragar-me

     eternamente

na secura de suas águas

   mais à frente!


Ó tambores

   ruflai

sacudi suas dores!


Eu

que não me sei

não me venho

   por ser

busco apenas ser somenos

no viver,

nada mais que isso!

(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia: Poligráfica, 2010. p. 164, 544, 552.)

Os versos do Texto 1 tratam da destruição da fauna e da flora em uma queimada e de tambores. Esse cenário nos lembra a situação da América antes da conquista dos europeus. O continente era habitado por cerca de 50 milhões de pessoas, que possuíam diversos níveis culturais. Assinale a alternativa que indica corretamente tal diversidade entre os povos ameríndios e suas respectivas regiões:

Alternativas
Comentários
  • Os Astecas, povo militarista, faziam dos seus prisioneiros de guerra , comida para seus Deuses, logo era praticado o sacrifício humano, pois os Deuses se sacrificavam para manter seu mundo funcionando e eles tinham de ser agradecidos.

    Já os tupinambás também sacrificavam guerreiros inimigos aprisionados e os comiam como forma honrosa da alma de guerreiro.

    LETRA D

    APMBB


ID
2063323
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O encontro de culturas entre o mundo ocidental europeu e os povos que já habitavam a América transcorreu de forma que não pode ser generalizada e simplificada. O legado cultural oriundo desses povos também é responsável por constituir, posteriormente, os sujeitos americanos.
Dentre os variados povos que habitaram parte do território americano antes do contato com os europeus, destaca-se a civilização Maia.
Leia com atenção as afirmações a seguir sobre os Maias e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) As técnicas utilizadas pelos maias desde os seus primórdios apresentavam um elevado grau de complexidade e desenvolvimento. Conheciam a roda, faziam uso da tração animal, além do exímio trabalho com metais.
( ) Os cálculos astronômicos realizados pelos maias eram oriundos de um simples e engenhoso sistema que empregava o uso de símbolos: o ponto, a barra e uma forma oval que representa o zero.
( ) A sociedade maia constituía-se a partir de uma elite bem estruturada que compreendia a presença dos sacerdotes que interpretavam a vontade dos deuses, uma nobreza hereditária, em escala intermediária os guerreiros, artistas e artesãos, depois os camponeses e, por fim, os escravos.
( ) Em alguns territórios da civilização maia, cultivava-se o cacau que era consumido pela elite em forma de bebida e considerado um produto de luxo e moeda de troca.
( ) A economia maia ficou marcada pela implantação de um único modelo produtivo que se fez presente em todos os centros populacionais através da cultura de algodão, milho e também pela produção de tecidos bordados e cerâmicas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO OFICIAL   (B) 

  • O ideal era identificar os erros da última assetiva: "A economia maia ficou marcada pela implantação de UM ÚNICO MODELO produtivo que se fez presente em todos os centros populacionais através da cultura de algodão, milho e também pela produção de TECIDOS BORDADOS e cerâmicas."


ID
2116219
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que diz respeito às civilizações pré-colombianas que habitavam o continente americano antes da chegada de Cristóvão Colombo em 1492 e suas respectivas localizações e desenvolvimento cultural, relacione as duas colunas abaixo, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
 Coluna I
1. Astecas
2. Incas 
3. Maias 
4. Nazca 

Coluna II 
( ) Peru ― cerâmica policromada 
( ) México ― códices escritos em cortiça
( ) Cordilheira dos Andes ― cidade fortificada 
( ) México, Guatemala, Belize ― sistema de escrita 

A sequência correta, de cima para baixo é: 

Alternativas

ID
2870143
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Outra prática comum aos povos mesoamericanos foi a construção de cidades. [...] As cidades mesoamericanas também serviam para dar identidade grupal aos seus habitantes, ou seja, as pessoas se reconheciam como pertencentes a tal cidade e não como “indígena”, termo que começou a ser utilizado pelos espanhóis para referir-se aos milhares de grupos que se [...] autodenominavam mexicas, cholutecas, tlaxcaltecas, dependendo da cidade que habitavam.

(Eduardo Natalino dos Santos.
Cidades pré-hispânicas do México e da América Central, 2004.)

As cidades existentes na América Central e no México no período pré-colombiano

Alternativas
Comentários
  • haviam grandes cidades estado organizadas. cadas quais com sua política religiao etc
  • As cidades mesoamericanas também serviam para dar identidade grupal aos seus habitantes

    A resposta encontra-se nesse período.


ID
3347014
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em termos da influência exercida pelo primeiro contato da civilização europeia da Época Moderna com os povos da América e com a abundância dos recursos ali existentes sobre o pensamento político e filosófico, podemos afirmar que, no século XIX, houve uma reviravolta de 180 graus: à medida que evoluíram as condições econômicas e sociais e, a Europa “mercantilista” deu lugar à Europa do capitalismo, difundiu-se a propriedade privada exclusiva e excludente, corolário deste sistema, e não houve mais espaço para terras “livres”, não cercadas, não apropriadas (no sentido “moderno”), nem para seus habitantes. O estado natural ao invés de suscitar a admiração, como inicialmente, transformou-se em “evidência de desperdício” e toda apropriação “produtiva” legitimava a violência exercida sobre as populações “perdulárias”. Da influência ocorrida entre o contato europeu com as civilizações pré-colombianas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab B


ID
3351025
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Cariacica - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quatro tumbas pré-colombianas foram descobertas em Lima, em 2015
Três mulheres e um homem viveram entre os anos 1000 e 1450. As primeiras tumbas da cultura Ichma ficavam no topo de uma pirâmide.

Mil anos de idade em um cemitério pré-inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima. A descoberta confirma a presença da cultura Ichmaem Lima, que se instalou na costa central do Perua partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438-1533.
(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/quatro-tumbas-pre-colombianas-sao-descobertas-em-lima.html.)


São chamados povos pré-colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias. Dentre as principais características que permeavam o cotidiano desses povos, podemos destacar:

Alternativas
Comentários
  • Gab B


ID
3549892
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Itaúna - MG
Ano
2016
Disciplina
História
Assuntos

Embora a história do primitivo povoamento da América seja ainda obscura, sabe-se que os toltecas foram os grandes civilizadores do planalto mexicano. Sobre as civilizações pré-colombianas, marque a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3786877
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Quando Cortés apodera-se do México e Pizarro, do Peru, os dois conquistadores realizaram um empreendimento militar de conquista. Mas a colonização espanhola não se limitou a esse episódio [...] foi também uma gigantesca tentativa de apropriação dos seres e das coisas da América [...]. Trata-se daquilo que chamei a ocidentalização do Novo Mundo. [...] Mas esse imenso empreendimento [...] só podia se realizar com o concurso ativo dos indígenas. [...] Nessa política de ocidentalização [...] as elites indígenas tinham um papel essencial a desempenhar. Situadas entre os milhões de índios e os poucos milhares de invasores espanhóis, elas serviram em toda parte de intermediários obrigatórios entre o novo poder e as massas vencidas.
(GRUZINSKI, S. O renascimento ameríndio. In NOVAES, A. ( Org.). A outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 283-285.)



De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre a conquista e a colonização da América, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3798028
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em Boa Vista, capital do estado de RR, encontra-se a Feira do Produtor, onde são comercializados diversos tipos de cereais e tuberosas como: milho e mandioca. Estes produtos são nativos da América, como mostra o texto abaixo:

“O milho foi domesticado na Mesoamérica, e daí resultou o milho que se conhece hoje. […] A mandioca, tão importante hoje em dia, é uma planta venenosa, extremamente tóxica, que foi domesticada na Amazônia por um processo de engenharia genética”.

NEVES, Eduardo Góes. Por que não tem pirâmide no Brasil?. In: Por ti América: aventura arqueológica: depoimentos. Idealização, concepção e desenho expositivo Alex Peirano Chacon. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil. CPDOC, 2006. p.38.


A partir da leitura do texto, podemos afirmar que a domesticação de plantas desenvolvida pelos habitantes da América, ocorre:

Alternativas

ID
3798475
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia.

Alternativas
Comentários
  • Não se sabe muito sobre os Mais, mas sua politica era Descentralizada com várias cidades ''estados'' construídas de forma piramidal ( mostra que eram bons em arquitetura ), eles eram ótimos matemáticos, descobrindo o nº 0 antes mesmo dos ocidentais, além de serem ótimos astrônomos

    LETRA B

    APMBB


ID
3799444
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A sociedade Inca constituiu-se em um império, dominando a cordilheira dos Andes e o seu litoral com o Oceano Pacífico.

Nesse contexto, é correto afirmar que sua organização social estava fundamentada

Alternativas

ID
3811369
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O modo de produção dessas sociedades [...] altamente civilizadas foi algumas vezes chamado de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese, embora com dificuldade, na medida em que sua base social era constituída por comunidades aldeãs com propriedade comunal da terra, as quais eram, por sua vez, submetidas ao pagamento de tributos ao Estado ou ao poder dos conquistadores, que eram responsáveis pela organização de boa parte da infraestrutura, embora também se ligassem ao Estado ou ao trono, à propriedade da terra e à exploração direta do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).

As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.
Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram

Alternativas
Comentários
  • as civilizações pré-colombianas foram grandes expoentes na agricultura, sobretudo a irrigação.

    Nestas sociedades , tudo era propriedade do Estado, o pagamento de tributo era feito para se ter usufruto da terra.

    LETRA D

    APMBB


ID
3824539
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas centram sua atenção em documentos do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes e têm deixado em segundo plano as crônicas. Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas. Contrariamos esse posicionamento, pois as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas.
PORTUGAL, A. R. O ayllu andino nas crônicas quinhentistas: um polígrafo na literatura brasileira do século XIX (1885-1897). São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

As fontes valorizadas no texto são relevantes para a reconstrução da história das sociedades pré-colombianas porque

Alternativas
Comentários
  • Questãozinha parece impossível, no começo do texto fala de uns documentos jurídicos, daí mais pro final fala que as crônicas servem de fontes etnográficas, mas nas alternativas não fala de etnias situando-se no espaço, então a que pareceu menos errada foi que essas crônicas serviam pra atestar ou desmitificar esses documentos, já que o povo menos pomposo é que as escriviam, meio que fazer um cruzamento de dados pra ver se os documentos "importantes" dizem a verdade.

  • Questão que aborda o método de produção da historiografia e demonstra que a variedade de fontes é sempre bem vinda para a construção de um sólido conhecimento sobre um período histórico. As crônicas permitem variar fontes e discursos solidificados sobre determinados temas como sociedade pré-colombianas.  O enunciado busca a alternativa que melhor demonstra a relevância dessas fontes alternativas. 
    A) Esse ensinamentos são amplamente conhecidos dada a condição de letramento dos religiosos que a realizavam e, portanto, estão longe de ser fontes alternativas com novas informações ou enfoques.

    B) Entram na categoria de fontes oficiais produzidas por funcionários coloniais e amplamente conhecidas.

    C) Arqueologia não faz parte da abordagem de interpretação de crônicas descrita no texto.

    D) A utilização de crônicas como fontes alternativas permite uma visão diferenciada dos registros oficiais amplamente visitados e conhecidos. Alternativa correta. 
    E) Somam-se às narrativas orais e não as substituem. 




    Gabarito do professor: D
  • O texto diz que alguns estudiosos preferem as crônicas escritas por populares, de forma menos oficial/intelectualizada/teórica. Entendem que assim podem conter menos deformações (acredito que mais imparcialidades).. Considerando que os registros oficiais são mais intelectualizados, as crônicas populares acabam relativizando seu conteúdo (desmentindo, por exemplo).

  • Questão um pouco complexa pra sintetizar as ideias! Fiz por eliminação e achei meio difícil pra entender de primeira!

    Vamos que Vamos, Bons estudos!!

  • Letra D

  • Consegui somente por eliminação. Contudo, julguei a questão através das competências do ENEM " sempre criticar ".

    Logo, como a colonização foi extremamente Eurocentrista, avalei que os historiadores queriam avaliar os documentos históricos pelos dois lados da moeda ( relativizar ), uma vez que os documentos intelectuais teriam como único objetivo legitimar a colonização sobre os indígenas - basicamente um pré-darwinismo social -.

  • se é REconstrução da história, infere-se que a história já foi construída. Logo, é mais lógico que seja a alternativa que diz que busca-se uma nova narrativa que contrarie o que temos de história atualmente.

  • eu nunca vou entender a humanas do enem !!

  • A relativização de registros oficiais está apontada como correta justamente porque "os pesquisadores que trabalham com sociedades indígenas" só se preocupam com "documentos formais, do tipo jurídico-administrativo (visitas, testamentos, processos) ou em relações e informes, deixando em segundo plano as crônicas", uma vez que não acreditam que estas últimas possam contribuir para as pesquisas, justamente por não representarem a estrita realidade dos fatos (deformação de informações). Porém, segundo o próprio enunciado, "as crônicas são importantes fontes etnográficas, independentemente de serem contemporâneas ao momento da conquista ou de terem sido redigidas em período posterior. O fato de seus autores serem verdadeiros humanistas ou pouco letrados não desvaloriza o conteúdo dessas crônicas". Desse modo, devem sim ser reconhecidas as crônicas pelos pesquisadores, ainda que relativizando os registros oficiais, já que não se referem a visitas, testamentos e processos, exatamente por constituírem, assim como tais registros oficiais, verdadeiros registros históricos importantes dos povos indígenas.

  • A. latina(atenção) "Quando as utilizam, dão maior importância àquelas que foram escritas primeiro e que têm caráter menos teórico e intelectualizado, por acharem que estas podem oferecer informações menos deformadas." Por que essas fontes são relevantes para a reconstrução da historia das sociedades pré-colombianas ? Pois relativizam (diferenciam-se de) .

  • Parece questão para pessoas que cursam graduação em história. Não teve nada de ensino médio.

  • Ao meu ver, o gabarito seria facilmente a letra B.

  • Por eliminação e com uma boa interpretação de texto consegui acertar pq o texto é confuso. o nível da questão é difícil


ID
3825463
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A cidade de Machu Picchu foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade em 1983. Em quíchua Machu Picchu significa “montanha velha”. A cidade é um complexo urbano com grandiosos edifícios civis e religiosos. Construída na última década do império, o século XV, supostamente por Pachacuti, ocupa um lugar estratégico. Sobre Machu Picchu é correto afirmar:

Alternativas

ID
3843082
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Viveram na região andina pré-hispânica diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação cultural que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus, colas, lupacas e, finalmente,

Alternativas

ID
3867016
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na época da conquista espanhola, no final do século XV, a cidade do México englobava Tenochtitlán e Tlatelolco. A última fora incorporada à primeira e submetida a um governador, além de ter perdido sua individualidade. A respeito da estrutura social mexicana durante sua migração e na época da sua chegada ao vale central, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A estrutura social da tribo mexicana, durante sua migração e chegada ao vale central permaneceu bastante simples e essencialmente igualitária. Camponeses-soldados, os mexica, às vezes se fixavam durante vários anos nas regiões férteis, guerreavam para conquistar uma passagem ou apossar-se de terras cultiváveis e prosseguiam sua marcha carregando poucos bens.
( ) Antes do século XVI, cada chefe de família era guerreiro e agricultor ao mesmo tempo, além de participar das conferências que definiam questões importantes. O nível de vida era o de igualdade na pobreza e apenas os sacerdotes de Uitzilopochtli acumulavam suas funções sacerdotais com uma espécie de comando militar e de autoridade geral, que constituíam o embrião de uma classe dirigente.
( ) A partir do início do século XVI, a democracia tribal asteca foi substituída por uma monarquia aristocrática e imperialista em virtude de um processo de hierarquização e complexificação desta sociedade. Funções distintas passaram a ser exercidas por diferentes categorias da população.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3929419
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que diz respeito aos Maias,Astecas e Incas,considere as seguintes afirmações:

I.Tendo a elite formada por nobres e sacerdotes,a sociedade maia caracterizava-se pela hierarquia.

II.A cidade asteca Tecnochtitlán resistiu aos espanhóis e manteve a sua autonomia até 1521.

III.A capital inca ficou famosa por suas construções planejadas e seus templos decorados.

É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3948658
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A cidade de Tenochtitlán, hoje Cidade do México, foi edificada a partir de 1325, no Vale do México, e ficou famosa por seus templos em forma de pirâmides. Com seu desenvolvimento, a praça central passou a comportar um vigoroso mercado, onde tecidos, peles, joias, madeiras e outros produtos eram trocados. Gradativamente a hegemonia da cidade resultou da aliança do rei Montezuma I com líderes de outras cidades, o que permitiu um bom período de estabilidade política, além do desenvolvimento econômico e cultural da região. Assinale a alternativa que indica a qual civilização pré-colombiana se refere o cenário descrito acima.

Alternativas
Comentários
  • INCA =O alicerce da economia era a agricultura, desenvolvida especialmente na zona montanhosa dos Andes

    MAIA = Cultivavam o milho, produto considerado sagrado, o algodão, o cacau e o agave. Completavam suas atividades econômicas com a caça, a pesca e o artesanato

    ASTECA= principal atividade era a agricultura. Cultivavam, principalmente, milho, cacau, pimenta, tomate, abóbora, mandioca, feijão e batata. 

    GUARANIS=cultivos de feijão, arroz, mandioca, cana de açúcar, batata doce, amendoin e tabaco.


ID
4025179
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a imigração e colonização na América, assinale a(s) alternativa(s) correta(s)

Na busca de ouro e prata, os espanhóis conquistaram territórios desde o México até o extremo sul do continente americano, submetendo povos nativos que viviam em toda essa região, como os maias, os incas e os astecas.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito.

    Quando os espanhóis chegaram na América, a civilização maia já não existia. Dessa maneira, sendo impossível a submissão desse povo.


ID
4033816
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

   A varíola cruzou pela primeira vez o oceano Atlântico, chegando, especificamente, à ilha Hispaniola no final de 1518 ou início de 1519. Durante os quatro séculos seguintes, a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco do ultramar – um papel talvez até mais importante, pois os indígenas acabaram voltando o mosquete, e depois o rifle, contra os invasores, mas a varíola pouquíssimas vezes lutou do lado dos primeiros habitantes.


                                 (Alfred W. Crosby. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900, 2011. Adaptado.)


Depreende-se do excerto que

Alternativas
Comentários
  • 2 fatores facilitaram o domínio dos europeus

    • Doenças matavam aqueles povos
    • A sacralidade que os Europeus sentiam, eles pressupusera que estavam apoiados por Deus, já que os colonos morriam.

    LETRA D

    APMBB

  • O trecho é retirado de um trabalho bastante interessante, de Alfred W. Crosby. - Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900. Nele é defendida a ideia de como a própria natureza auxiliou a conquista dos europeus, através , por exemplo, das disseminação de vírus e doenças que vinham de outras regiões para os quais os nativos não tinham defesa orgânica.
    Isso gerou altas taxas de fraqueza física e de mortalidade, o que, segundo Crosby , é um elemento a ser tomado em questão quando se analisa a expansão europeia em outros continentes, apesar do europeu também sofrer com doenças desconhecidas e ataques de animais venenosos e por eles desconhecidos. 
    Uma das afirmativas sintetiza o texto: 
    A) INCORRETA- A afirmativa está invertida: as armas de fogo favoreceram os europeus contra os ameríndios.
    B) INCORRETA- A tecnologia bélica dos povos nativos da América não foi suficiente para vencer as armas de fogo. 
    C) INCORRETA- Não havia controle para a varíola por falta de vacina, que só será criada no século XX. 
    D) CORRETA – A alta taxa de mortalidade por conta das doenças trazidas da Europa, contra as quais os nativos não tinha anticorpos em muito auxiliou o domínio dos colonizadores. 
    E) INCORRETA- Este é um mito recorrente: a passividade dos nativos. É falso. O problema era lutar contra as armas de fogo dos europeus. 
    Gabarito da professora: Letra D.
  • Ameríndios... Aqui seria o que, brasilíndios???

    Ler e compreender o texto que está no enunciado é importante. Vejamos:

    "a doença desempenhou um papel tão essencial quanto a pólvora no avanço do imperialismo branco".

    A varíola matou os nativos tanto quanto as armas dos europeus.


ID
4057363
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os fragmentos abaixo tratam da conquista europeia sobre a América. Leia-os para responder a questão.


Nunca fizemos mal algum ao homem branco; não queremos isso... Desejamos ser amigos do homem branco... Os búfalos estão diminuindo depressa. Os antílopes, que eram muitos há poucos anos, agora são poucos. Quando morrerem todos, ficaremos famintos; vamos querer algo para comer e seremos obrigados a ir ao forte. Seus jovens não devem atirar em nós; em toda parte onde nos veem, atiram e [por isto] atiramos neles.
(Carta do chefe cheyenneTonkahaska (Touro Alto) ao general do exército dos EUA Winfield Scott Hancock, de 1866. In____BROWN, Dee. Enterrem meu coração na curva do rio. SP: Melhoramentos, 1970, p. 113.)


Não só para Cortez, como também para os demais conquistadores cronistas espanhóis, a razão da vitória sobre os mexicas era muito clara: haviam triunfado porque eram cristãos e seguiam o único e verdadeiro Deus. A guerra de conquista foi uma guerra religiosa em que Deus venceu o demônio adorado pelos indígenas. Além disso, os espanhóis atribuíram seu triunfo à superioridade da cultura europeia sobre a mesoamericana. Eles eram pessoas melhores e, por isso, mereciam dominar os mexicas.
(MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortez – civilizador ou genocida? SP: Contexto, 2011, p. 126.)


De acordo com o conteúdo dos fragmentos, podemos identificar sua ideia principal na seguinte alternativa:

Alternativas

ID
4059352
Banca
Esamc
Órgão
Esamc
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia os fragmentos:


    As três Guerras Púnicas contra Cartago duraram um século inteiro, e os romanos acabaram por não aceitar nada menos do que a destruição total. Delenda est Carthago. Após três anos de cerco e de combate porta a porta, desde as muralhas externas até a cidade central, apenas uns 50.000 dentre o meio milhão de cartagineses sobreviveram, sendo vendidos como escravos no ano de 146 a.C. Não apenas a cidade foi arrasada, ficando proibida qualquer habitação humana, como os sacerdotes romanos dedicaram solenemente as ruínas aos deuses dos reinos inferiores.

(FRIEDRICH, Otto. O fim do mundo. RJ: Record, 2000, p. 34.) 


     Porém, a Cidade do México, como Tenochtitlán passou a ser chamada pelos espanhóis, não era igual à antiga. Seu centro foi ocupado por igrejas católicas e casas com arquitetura europeia. [...] Dessa maneira ficava evidente dente quem eram os novos donos da terra. [...] [Hernán Cortez, o conquistador de Tenochtitlán] ordenou o levantamento da cidade e assentou as bases da organização política que permitiu a implantação da língua, da religião e da agricultura espanhola na região.

(MORAIS, Marcus Vinícius de. Hernán Cortezcivilizador ou genocida? SP: Contexto, 2011, p. 124-130.)


Tomando por base o conteúdo retratado nos fragmentos, julgue as afirmativas abaixo:


I. A destruição do patrimônio cultural, em regiões dominadas por grandes potências, visa a desmoralização de seu povo e a concretização de sua conquista.

II. Apesar de violentas, as conquistas de grandes potências sobre povos inferiores, acaba promovendo uma evolução das populações culturalmente atrasadas.

III. As conquistas militares, ao longo da história, promoveram um fusão dos padrões culturais dos conquistadores e dos conquistados, o que garantiu a preservação das culturas nativas.


Estão corretas:

Alternativas

ID
4064245
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O modo de produção dessas sociedades [...] altamente civilizadas foi algumas vezes chamado de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese, embora com dificuldade, na medida em que sua base social era constituída por comunidades aldeãs com propriedade comunal da terra, as quais eram, por sua vez, submetidas ao pagamento de tributos ao Estado ou ao poder dos conquistadores, que eram responsáveis pela organização de boa parte da infraestrutura, embora também se ligassem ao Estado ou ao trono, à propriedade da terra e à exploração direta do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).

As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.


Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram

Alternativas

ID
4078060
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Quando Cortez desembarcou em Vera Cruz, no México, os ______________ pensavam que eram os deuses, montados em grandes veados. Em vez de lutar, o imperador Montezuma enviou emissários com presentes e pedidos para que Cortez se retirasse”.
(ARRUDA, José Jobson de A. & PILETTI, Nelson.
Toda a história: história geral e história do Brasil. São
Paulo: Ática, 1996, p.142)

A opção que completa a frase é:

Alternativas

ID
4096426
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Rio Pardo - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo BETHELL, os maias se estenderam pela península de Yucatán e pelas planícies e montanhas dos estados mexicanos de Tabasco e Chiapas e pela Guatemala, Belize e partes de El Salvador e de Honduras. Graças à arqueologia sabemos da existência de mais de cinquenta centros maias de importância considerável, que foram ocupados durante todo o Período Clássico. Sobre a civilização maia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Cidades-estados como Palenke, Tikal, Copan, El Tajin (atual Vera Cruz), Xochicalco (atual Morelos) e Colula (atual Puebla) transformaram-se em centros urbanos da civilização maia, deixando como registros suntuosos palácios e templos religiosos, onde a população adorava uma infinidade de deuses ligados a elementos da natureza, como a chuva, o sol, o milho, a lua etc.
( ) Desenvolveu conhecimentos em matemática, criando sistemas de cálculos e de expressão numérica nos quais a noção do zero exercia uma função de enorme importância. Esse conhecimento permitiu também o desenvolvimento de um apurado conhecimento astronômico, levando à elaboração de complexos calendários, como o Tzolkin, o calendário religioso de 260 dias, e o Haab, o calendário civil de 365 dias, divididos em 18 meses de 20 dias e cinco dias adicionais.

Alternativas

ID
4102177
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de São Borja - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os astecas, analise as assertivas a seguir e assinale alternativa correta.

I. Os mexicas também eram chamados de astecas, uma alusão a Aztlan, o mítico ponto de partida de sua migração.
II. Para os mexicanos, os toltecas, antigos habitantes da cidade de Tula e o rei-deus “serpente emplumada” pertenciam a um remoto e fabuloso passado, em que teriam sido pioneiros na prática de todas as artes e na aquisição de todos os conhecimentos de que o México desfrutava até então.
III. Após a queda de Tula, as tribos nômades do norte foram agrupadas sob a denominação genérica chichimeca, um termo equivalente aos bárbaros dos gregos antigos.

Alternativas

ID
4120570
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O modo de produção dessas sociedades [...] altamente civilizadas foi algumas vezes chamado de “asiático”. Talvez se possa defender essa tese, embora com dificuldade, na medida em que sua base social era constituída por comunidades aldeãs com propriedade comunal da terra, as quais eram, por sua vez, submetidas ao pagamento de tributos ao Estado ou ao poder dos conquistadores, que eram responsáveis pela organização de boa parte da infraestrutura, embora também se ligassem ao Estado ou ao trono, à propriedade da terra e à exploração direta do trabalho. (FRANK, 1977, p. 64).

As sociedades incluídas no modo de produção “asiático” são também conhecidas como sociedades hidráulicas ou do regadio.


Essas sociedades, cujas características gerais se adequam às descritas no texto, constituíram

Alternativas

ID
4916512
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Viadutos - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em conformidade com BETHELL, em relação à civilização maia, analisar os itens abaixo:


I. A sociedade maia baseava-se economicamente na agricultura do milho, produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidadesestados.

II. Em relação à forma de organização do trabalho, esses camponeses estavam submetidos a uma espécie de servidão coletiva, sendo o produto do trabalho realizado servilmente apropriado pelos grupos sociais dominantes, compostos principalmente por guerreiros e sacerdotes.

Alternativas

ID
5028022
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do processo de colonização da América Latina considere as afirmações.

I. A América Latina foi a primeira colônia da Europa moderna, já que historicamente foi a primeira “periferia” antes da África e da Ásia, considerando os estudos que possibilitam uma reflexão sobre o eurocentrismo.
II.O movimento colonizador ultrapassou os propósitos iniciais e alcançou os aspectos culturais, políticos, religiosos e econômicos em relação a vida dos povos nativos, colonizando todos os aspectos da vida desses povos.
III. Como resultado desse processo de colonização da vida na América Latina se constitui posteriormente: uma ‘raça’ mestiça, uma cultura sincrética, um Estado colonial e uma economia capitalista dependente e periférica.

Entre estas afirmações estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • "Colonizando todos os aspectos" é sacanagem.

  • TODOS OS ASPECTOS bem forçado

  • Não achei forçado, nem sacanagem. Os europeus exploraram as terras e as riquezas, travaram guerras contra os nativos, dizimaram e exploraram a população indígena, reprimiram a sua cultura -impondo forçosamente a cultura europeia a eles-, manipularam a religião nativa contra os próprios ameríndios, além de, certamente, uma dezena de outras coisas. Isso não é colonização de todos os aspectos?


ID
5035651
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os primeiros povos da América referem-se àqueles que viviam, na América, antes da chegada do europeu. Também são chamados de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Os povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus ficaram genericamente conhecidos como povos pré-colombianos, uma referência direta a Cristóvão Colombo. A historiografia atual entende que o termo é etnocêntrico, pois demonstra o ponto de vista europeu em relação aos povos da América.

  • A questão é bastante simples e demanda do graduado em História tão somente memorização. Tal proposta está inserida dentro de uma corrente historiográfica positivista, que destaca nomes, datas e fatos. Essa posição pode trazer uma inadequação dos profissionais às demandas de provas como o ENEM Há apenas que indicar a denominação pela qual podem ser conhecidos os povos que já habitavam o território da América antes da chegada dos europeus. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, por que os registros do uso termo latino americano são datados do século XIX. Este termo foi utilizado por sul americanos em uma conferência na França. Os latinos americanos são os cidadãos da América Latina e dependentes. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta uma vez que os indígenas foram paulatinamente sendo mortos. Os motivos foram variados, mas um deles era o fato não possuírem defesa imunológica para entrar em contato com as doenças europeias. Além disso, existiam as mortes por conflito com os europeus. O despovoamento não foi uma ação protagonizada pelos indígenas.

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o pré cabralino não está relacionado ao período Neolítico. Os nome de “povos pré cabralinos" também pode ser atribuído aos povos indígenas brasileiros antes da chegada de Pedro Alvares Cabral. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta já que a denominação de povos pré colombianos foi utilizado para denominar os povos que estavam na América antes da Chegada de Cristóvão Colombo. Considera-se , no entanto, que esta expressão tem um grande peso etnocêntrico, pois de acordo com o pensamento eurocêntrico a ocupação dos territórios americanos levaria a civilização para estes locais. 

    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5074015
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange ao povoamento da América, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A teoria migratória mais aceita afirma que os primeiros grupos humanos a chegar no continente tinham semelhanças físicas com os mongoloides.
II – De acordo com a principal teoria migratória, populações oriundas da Ásia chegaram à América através do Estreito de Horning.
III – Há estudiosos que sustentam que a América foi povoada por povos da Polinésia e da Tanzânia.

Alternativas

ID
5099194
Banca
INEP
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1532, na cidade quéchua de Cajamarca, atual Peru, ocorreram os fatos descritos no fragmento de documento que segue:

"... como sabia o frade que seu Deus dos Cristãos havia criado o mundo? Frei Vicente respondeu que o dizia aquele livro, e deu-lhe seu Breviário. Atahualpa abriu-o, folheou-o e dizendolhe que a ele nada lhe dizia daquilo, atirou-o ao chão."

Fonte: GOMORA, F. L. História general de las índias y vida de Hernán Cortés. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1979. Tradução nossa. Por causa desse ato, o frade conclamou os soldados espanhóis à guerra. Eles invadiram o recinto, prenderam o Inca Atahualpa e a conquista espanhola dos Andes teve início.

A situação descrita no excerto do documento mostra

Alternativas

ID
5128603
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os povos das américas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Os sambaquis são enormes montanhas erguidas em baías, praias ou na foz de grandes rios por povos que habitaram o litoral do Brasil na Pré-História. Eles são formados principalmente por cascas de moluscos – a própr... 

    Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-sao-sambaquis/


ID
5215090
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos reinos e impérios antigos da América, considere “V” para afirmativa verdadeira e “F” para falsa e assinale a alternativa correta.

( ) A partir do povoamento da América e por milhares de anos, formou-se a diversidade dos povos americanos.
( ) As mais importantes civilizações americanas foram na região mesoamericana: olmecas, maias, astecas e Huari.
( ) A dominação espanhola sobre a América alterou violentamente o destino da civilização inca, assim como o dos demais povos pré-colombianos.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B - V F V

    Os huaris  foram uma civilização que floresceu no centro dos Andes, não na região mesoamericana.


ID
5215093
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Vertentes - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito das características históricas da Antiguidade, povos e civilizações:

I. O desenvolvimento das primeiras civilizações da América está associado à da agricultura e à criação de animais e ao consequente processo de sedentarização.
II. A civilização de Teotihuacán, os maias e os incas apresentavam organização social rígida.
III. A Sociedade Inca obedecia a uma rígida hierarquia: no topo estavam o imperador e seus parentes; a seguir, uma elite de altos funcionários, sacerdotes e guerreiros; na base, a maioria da população, formada por camponeses.

Está (estão) correto(s):

Alternativas

ID
5221213
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Guabiruba - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história dos povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus foi, durante muito tempo, invisibilizada. A Lei 11.465/08 incluiu a obrigatoriedade da história dos povos originários do território brasileiro no currículo da educação básica. Acerca dos povos Laklãnõ/Xokleng, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
5252590
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a civilização Maia é incorreto afirmar:

Alternativas

ID
5348395
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Tenochtitlán, uma cidade de canais, praças e mercados, pirâmides, templos, palácios, lojas e residências, que começou numa ilha no lago Texcoco e estendeu-se para as praias mais próximas com as quais se comunicava por estradas. Na época da conquista espanhola, ela era uma orgulhosa metrópole de 200 mil habitantes, tão soberba que o conquistador Bernal Diaz del Castillo registrou que mesmo ‘aqueles que estiveram em Roma ou Constantinopla dizem que em termo de conforto, regularidade e população nunca viram algo semelhante’”.

(PINSKY, Jaime et al. História da América através de textos. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1991. Adaptado).

A cidade de Tenochtitlán era o centro de qual Império?

Alternativas

ID
5359528
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à história das sociedades nativas das Américas, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) A civilização Maia caracterizou-se pela hierarquia política fraca, pelo monoteísmo e pelo desinteresse ao conhecimento da natureza.
( ) O império Asteca notabilizou-se pelo desenvolvimento urbano de sua capital, Tenochtitlán, pela crença em vários deuses e por uma estrutura política centralizada.
( ) A sociedade Inca foi marcada pela rígida separação entre poder político e religião, pelo baixo desenvolvimento agrícola e pela economia de caráter exclusivamente pecuário.
( ) Os povos Tupi-Guaranis garantiam sua subsistência a partir da caça, da pesca e do cultivo de vegetais como a mandioca.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é  

Alternativas

ID
5396947
Banca
VUNESP
Órgão
SÃO CAMILO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

O mundo procurado por Colombo mostrava-se esquivo. Mas outro o aguardava, um mundo de riqueza mais fácil de explorar. Na Mesoamérica e na região andina, nas terras habitadas pelos povos conhecidos como astecas e incas e em suas imediações, havia redutos de densos assentamentos e vida urbana, com os quais não se tinha contato. A incorporação do continente americano levaria a Europa a deixar de ser uma região pobre e marginal para se transformar num viveiro de hegemonias globais potenciais.

(Felipe Fernández-Armesto. 1492: o ano em que
o mundo começou, 2017. Adaptado.)

A conquista espanhola dos “redutos de densos assentamentos e vida urbana”, ocorrida no início do século XVI, foi favorecida pelo fato de os incas e astecas

Alternativas

ID
5400802
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"O caráter despótico da dominação era bastante claro nas seguintes palavras que o inca Atahualpa dirigiu ao conquistador Pizarro: ’No meu reino, nenhum pássaro voa nem folha alguma se move, se esta não for minha vontade?".
Pomer, Leon. "Os Incas". In História da América Hispano-Indígena. São Paulo. Adaptado.


- Sobre os elementos da hierarquia social e política dos Incas, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.


ID
5445679
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Extrema - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período da história ocorrido antes do “descobrimento” da América pelo navegador Cristóvão Colombo, período esse que designa a história ou o estado cultural dos habitantes das Américas, antes de seu contato com os europeus, foi denominado de:

Alternativas
Comentários
  • Pré-colombiano, referenciando a personagem denotada como "descobridor da América", Cristóvão Colombo.

  • O Iluminismo : foi um movimento filosófico e intelectual que aconteceu entre os séculos XVII e XVIII na Europa, em especial, na França. ... Também chamado de “Século das Luzes”, o movimento iluminista representa a ruptura do saber eclesiástico, isto é, do domínio que a Igreja Católica exercia sobre o conhecimento.--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Renascimento Científico : foi o período de desenvolvimento da ciência durante os séculos XV e XVI. ... Os renascentistas estavam preocupados em estudar a natureza através da experimentação e da segmentação de informações. Vários homens e até mulheres realizaram pesquisas e, entre tantos, podemos citar Leonardo da Vinci. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Heliocentrismo: que tem origem das palavras gregas Helios (“Sol”) e Kentron (“centro”) é um modelo cosmológico que afirma a centralidade do Sol no Universo. Isso significa que os astros, a Terra e os demais planetas se movem ao seu redor, e é ele o centro do Sistema Solar. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Por fim o período pré-colombiano : A era pré-colombiana incorpora todas as subdivisões periódicas na história e na pré-história das Américas, antes do aparecimento dos europeus no continente americano, abrangendo desde o povoamento original no Paleolítico Superior à colonização europeia durante a Idade Moderna. Alternativa D

ID
5450464
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à chegada dos primeiros humanos na América.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • Letra E.

    O erro da questão está em colocar o nome de Rio de Janeiro, sendo que é Minas Gerais.


ID
5563612
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A civilização maia é considerada uma das mais intrigantes da América pré-colombiana. Acerca do povo maia, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A partir do século IX começou o declínio lento e contínuo da civilização maia. Várias são as hipóteses a respeito desse fato.

    Alguns estudiosos acreditam que pode ter sido devido às guerras, lutas internas, invasões ou a má administração em relação à exploração da terra.

    O esgotamento do solo teria tornado a produção insuficiente para às necessidades de consumo e obrigado os maias a abandonarem suas principais cidades.

    O que se afirma, com certeza, é que quando os espanhóis chegaram à América, a civilização maia não existia mais.

  • D

    A civilização maia entrou em colapso devido à colonização espanhola.