SóProvas


ID
3824596
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Regência iria enfrentar uma série de rebeliões nas províncias, marcadas pela reação das elites locais contra o centralismo monárquico levado a efeito pelos interesses dos setores ligados ao café da Corte, como a Cabanagem, no Pará, a Balaiada, no Maranhão, e a Sabinada, na Bahia. Mas, de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata.
PESAVENTO, S. J. Farrapos com a faca na bota. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.

A característica regional que levou uma das revoltas citadas a ser mais preocupante para o governo central era a

Alternativas
Comentários
  • ''não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata'' ta ai a resposta

  • ''situação fronteiriça da província do Rio Grande'', logo remete-se a uma situação geográfica estratégica

  • A regência é um subperíodo do Brasil Imperial, caracterizado pela instabilidade política, econômica e social, causada pela ausência de legitimidade do poder regencial na existência de um imperador incapaz de governar por sua idade mínima. O texto de apoio aborda as rebeliões regenciais e afirma que a Farroupilha, no Rio Grande do Sul, foi a mais preocupante de todas elas para as autoridades regenciais devido a sua longa duração e o caráter fronteiriço de sua localização. O enunciado questiona qual característica regional a tornou mais preocupante.

    A) Os rebeldes dependiam de importações contrabandeadas para dar prosseguimento ao seu esforço bélico.

    B) Não ocorria uma coesão ideológica tão rígida assim. Estava mais para uma união pontual contra um inimigo em comum no caso o governo regencial.

    C) Se fosse situacionista, ou seja alinhado com o governo regencial, não precisaria de uma rebelião armada de longa duração de caráter oposicionista.

    D) A base da economia local era o abastecimento do mercado interno de proteína animal a parti das charqueadas. 

    E) O texto reafirma esse aspecto, ao ressaltar a posição fronteiriça da rebelião. A fronteira Sul remete a disputas estratégicas com a Espanha e depois com as lideranças locais pós independência tornando a região de grande complexidade geopolítica. Alternativa correta. 



     
    Gabarito do professor: E
  • Letra E

    A Guerra dos Farrapos também conhecida como Revolta dos Farrapos ou Revolução Farroupilha, foi uma das revoltas provinciais que aconteceram no território brasileiro durante o período regencial. Ela ganhou notoriedade pelo maior tempo de duração (10 anos), e, além disso, foi uma das que apresentaram maior ameaça a integridade territorial brasileira.

  • Questão fácil de interpretação

  • a importância da localização é graças a bacia do rio da prata

  • Mas, de todas elas, a Revolução Farroupilha era aquela que mais preocuparia, não só pela sua longa duração como pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata.

    A resposta encontra-se no texto. A região do Rio Grande era de suma importância para o governo central, pois marcava a fronteira sul do país e, também, dava acesso ao Rio Prata ao Brasil, o que era estratégico para o comércio.

    GABARITO: "E) localização geográfica estratégica."

  • Revolução Farroupilha (o que você precisa saber)

    -Revolta mais longa que já teve no Brasil, foi resolvida com D. Pedro II

    -Ocorreu no RS

    -Proprietários de terras revoltados com a alta de impostos cobrados.

    -viram na separação e na república uma forma de obter liberdade comercial e política.

    -Em 1884, começam acordos de paz

    -Resultado: assinatura de acordos econômicos e libertação de escravos que lutaram na revolta

  • Gabarito E.

    Resumão em animação:

    https://www.youtube.com/watch?v=rXYnUkHzmkA&list=PLZrR5RU6gEf4LzxuKDputMZFtYSLF5Quv&index=2

  • Resposta no enunciado: " pela sua situação fronteiriça da província do Rio Grande, tradicionalmente a garantidora dos limites e dos interesses antes lusitanos e agora nacionais do Prata."

  • O Brasil já havia perdido, na Guerra da Cisplatina, o território que hoje é o Uruguai. Então, quando os fazendeiros da região se revoltaram (ah, os impostos, sempre os impostos...), ligou-se a luzinha vermelha na Sala da Justiça.

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Art. 4°

  • Nível de dificuldade: Fácil. A questão não requer conhecimento histórico, é só interpretação.

  • "característica regional" está se referindo a geografia do local