SóProvas


ID
3827644
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, leia com atenção o texto abaixo para responder à questão.


      O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo. E os dados sobre essa doença são contrastantes: enquanto ela é uma das principais causas de morte de mulheres, também é o tipo de câncer com a maior taxa de cura. O que separa um resultado de outro é, naturalmente, o diagnóstico precoce.

      Hoje, o autoexame das mamas e a mamografia são prevenções efetivas, que buscam pequenos nódulos indicativos do início do problema. Agora, porém, médicos querem tornar o diagnóstico mais simples, prático e preciso: segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, um exame de sangue poderia detectar um câncer de mama 5 anos antes de aparecerem os sinais detectados pelos exames atuais.

      A lógica do estudo foi não focar nas concentrações de células cancerígenas, que são justamente o que causam o nódulo, mas sim nos antígenos produzidos por elas. Antígeno, vale lembrar, é toda substância que desencadeia uma resposta imune do organismo, ativando nosso sistema de defesa.

      A hipótese dos pesquisadores era a de que as células cancerígenas, desde quando são muito poucas, já produzem proteínas que agem como antígenos. Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial.

      Para testar essa hipótese, a equipe coletou amostras de sangue de 90 pacientes recém-diagnosticados com câncer de mama e 90 amostras de pacientes sem o problema, para servir como grupo de controle.

Fonte: https://super.abril.com.br/saude/cancer-de-mama-pode-serdetectado-por-exame-de-sangue-ate-5-anos-antes-de-sinais-aparecerem/

De acordo com a interpretação do texto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    ✓ Segundo o texto: A hipótese dos pesquisadores era a de que as células cancerígenas, desde quando são muito poucas, já produzem proteínas que agem como antígenos. Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial.

    ➥ Ou seja, os antígenos produzidos pelo organismo poderiam, segundo um estudo, ser identificados por exames de sangue, otimizando o diagnóstico do câncer em relação a outros exames existentes.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A) Chocar dps informar, e nao fala sobre o mais comum

    B) Não fala do mais fatal

    C) Nao faz uma proporção e sim uma comparação

    D) Não tem isso no texto

    E) GAB.

    qq direct

  • A) Errado, é um texto dissertativo expositivo. Função apenas de informar.

    B) Errado. O texto só traz informações sobre o câncer de mama não outros.

    C) Errado. Não há relação de proporção no texto.

    D) Errado, o diagnóstico precoce no qual o texto se refere é ao câncer de mama

    E) Correto. Que se confirma nessa parte:

    o autoexame das mamas e a mamografia são prevenções efetivas, que buscam pequenos nódulos indicativos do início do problema. Agora, porém, médicos querem tornar o diagnóstico mais simples, prático e preciso

    Aqui verifica-se uma contra-argumentação. Embora o autoexame seja efetivo no diagnóstico.... Cientistas desejam tornar o diagnóstico mais simples e preciso.

  • Assertiva E

    Os antígenos produzidos pelo organismo poderiam, segundo um estudo, ser identificados por exames de sangue, otimizando o diagnóstico do câncer em relação a outros exames existentes.

  • fiquei sem entender !! porque o texto fala que antígeno é produzido por células cancerígenas e não pelo organismo.

  • Essa questão está comentada detalhadamente no vídeo abaixo e com macetes da banca IBFC

    https://youtu.be/pZf0x8GLTik

  • "Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial."

    Só fui nela porque é a que faz mais sentido, mas o que é detectado nos exames de sangue não são antígenos e sim os anticorpos, OS QUAIS SÃO DESENCADEADOS por aqueles.

  • A estratégia de iniciar o texto apresentando o câncer de mama como o segundo mais comum do mundo, para logo em seguida apresentar o tipo de câncer mais comum do mundo, tem a intenção de informar e, ao mesmo tempo, chocar o leitor. (O texto traz apenas 1 tipo de câncer= mama)

    Ao gerar curiosidade no leitor sobre qual é o tipo de câncer mais fatal na população mundial, o texto expõe o contraste entre esses dois tipos de câncer. (O texto traz apenas 1 tipo de câncer= mama e o contraste é nos resultados)

    O texto gera uma relação de proporção necessária: quanto maior a chance de cura da doença maior o número de vítimas fatais. (Menor seria o número de vitimas)

    O diagnóstico precoce separa o câncer de mama - segundo tipo de câncer mais comum no mundo - do tipo de câncer mais comum no mundo. ("O que separa um resultado de outro é, naturalmente, o diagnóstico precoce" O Diagnostico precoce separa os resultados distintos mencionados anteriormente no trecho)

    Os antígenos produzidos pelo organismo poderiam, segundo um estudo, ser identificados por exames de sangue, otimizando o diagnóstico do câncer em relação a outros exames existentes. ("Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial.)