SóProvas


ID
3827665
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, leia com atenção o texto abaixo para responder à questão.


      O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo. E os dados sobre essa doença são contrastantes: enquanto ela é uma das principais causas de morte de mulheres, também é o tipo de câncer com a maior taxa de cura. O que separa um resultado de outro é, naturalmente, o diagnóstico precoce.

      Hoje, o autoexame das mamas e a mamografia são prevenções efetivas, que buscam pequenos nódulos indicativos do início do problema. Agora, porém, médicos querem tornar o diagnóstico mais simples, prático e preciso: segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, um exame de sangue poderia detectar um câncer de mama 5 anos antes de aparecerem os sinais detectados pelos exames atuais.

      A lógica do estudo foi não focar nas concentrações de células cancerígenas, que são justamente o que causam o nódulo, mas sim nos antígenos produzidos por elas. Antígeno, vale lembrar, é toda substância que desencadeia uma resposta imune do organismo, ativando nosso sistema de defesa.

      A hipótese dos pesquisadores era a de que as células cancerígenas, desde quando são muito poucas, já produzem proteínas que agem como antígenos. Detectar no sangue os anticorpos desencadeados por esses antígenos seria uma forma mais prática de detectar o câncer de mama em estágio inicial.

      Para testar essa hipótese, a equipe coletou amostras de sangue de 90 pacientes recém-diagnosticados com câncer de mama e 90 amostras de pacientes sem o problema, para servir como grupo de controle.

Fonte: https://super.abril.com.br/saude/cancer-de-mama-pode-serdetectado-por-exame-de-sangue-ate-5-anos-antes-de-sinais-aparecerem/

Considerando a utilização correta do acento grave, indicador de crase, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas do texto abaixo.


_____ luz de novas tecnologias espera-se que o combate_____ células cancerígenas seja mais bem sucedido, gerando menos transtornos _____ quem enfrenta essa terrível doença.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    ✓ À luz de novas tecnologias espera-se que o combate às células cancerígenas seja mais bem sucedido, gerando menos transtornos a quem enfrenta essa terrível doença.

    ➥ RESPECTIVAMENTE: À luz de (=locução prepositiva com base feminina, crase correta e obrigatória para evitar ambiguidade); combate a alguma coisa (=substantivo "combate" pedindo um complemento iniciado pela preposição "a" + artigo definido "as" que acompanha o substantivo feminino pluralizado "células"= crase= às células); gerando transtornos a alguém (=somente preposição "a" antes do pronome "quem").

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Venha comigo...

    I) Nas locuções de base feminina usamos crase.

    Cuidado com as masculinas:

    Carro À gaz ( palavra masculino)

    II) Quando a segunda palavra aparece pluralizada (s) = sem crase.

    III) só usamos crase quando temos pronome + artigo feminino (a)

  • Com a regra geral da crase, responde-se não somente a essa questão, mas como a todas. Para o professor Celso Pedro Luft, ensinam regras e, por isso mesmo, as pessoas cometem erro quando se trata de crase. Partindo do princípio que considera inútil um compêndio com regras engessadas e lições mecânicas para justificar o fenômeno, o professor afirma sumariamente que a regra a ser observada é uma só:

    Acentua-se o "a" duplo (a + a → à)

    Em geral, basta que substituamos o termo feminino por um masculino a fim de verificar se genuína ou não a ocorrência da crase. Se ocorrer "ao", será necessário marcar o fenômeno; se ocorrer apenas "o", artigo, ou apenas "a", preposição, será proibido.

    I - "À luz" é locução adverbial e deve receber acento grave, uma vez que o núcleo é palavra feminina;

    II - Se se diz "combate aos homens", diz-se "combate às células";

    III - Se se diz "gerando menos transtornos a outro ser", diz-se "gerando menos transtornos a quem".

    Reescrevendo a estrutura:

    "À luz de novas tecnologias espera-se que o combate às células cancerígenas seja mais bem sucedido, gerando menos transtornos a quem enfrenta essa terrível doença."

    Letra C

  • Assertiva C

    À/ às/ a.

  • À luz" é locução adverbial.

  • gab C

    _____ luz de novas tecnologias espera-se que o com bate_____ células cancerígenas seja mais bem sucedido, gerando menos transtornos _____ quem enfrenta essa terrível doença.

    à luz = locução adverbial de tempo

    combate às celulas= verbo transitivo indireto, necessário preposição

    A quem se enfrenta = antes do pronome ''quem'' não usamos crase.

  • Substituir

    À =na/da

    A=de/em

    Letra C

  • ----> Locucação prepositiva ( A + Palavra feminia + de, da ou do ) ---> Crase obrigatória.

    À Luz de

  • Diante de cujo e quem crase não tem!

  • "À luz de novas tecnologias" não deveria vir acompanhado de vírgula?

  • à luz de= locucação prepositiva feminina 

  • Dica boa do colega ai: "Diante de cujo e quem crase não tem!"

  • 1)Locução adjetiva: à toa, à vista, à queima-roupa, à mão armada, à venda ,à vela ,à lenha. 

    2)Locução adverbial: à noite, à mostra, à frente, à tarde, à direita, à esquerda à vontade, às avessas, às claras, às escuras, à mão, à máquina, à venda. 

    3)Locução prepositiva: à semelhança de, à altura de, à custa de, à espera de, à luz de.

  • Antes de QUEM e CUJO não bota crase.

  • Antes de quem e cujo não se usa crase. By Pota concurseiro.

  • Antes de "CUJO" e "QUEM" ⟹ CRASE NÃO TEM!