SóProvas


ID
3828148
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Bossoroca - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Linguística
Assuntos

Segundo KOCH, analisar os itens abaixo:

I - A leitura é uma atividade de compreensão de ideias do autor, não interessando os conhecimentos e as experiências do leitor.
II - No ponto de vista de língua como código para instrumento de comunicação, o texto é considerado como mero produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito tem dizendo a letra "A", porém entendo as duas como incorretas.

  • Entendo apenas a II como correta, ou seja, letra C.

  • KOCH afirma que o processo de Leitura evoca conhecimentos linguísticos (gramaticais), enciclopédicos (de mundo) e interacionais (objetivos).

    O gabarito está errado.

  • O gabarito está errado.

    "I - A leitura é uma atividade de compreensão de ideias do autor, não interessando os conhecimentos e as experiências do leitor." FALSO (No processo de leitura, para a construção dos sentidos do texto, o leitor ativa conhecimentos gramaticais, enciclopédicos e interacionais.)

    "II - No ponto de vista de língua como código para instrumento de comunicação, o texto é considerado como mero produto de codificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor/ouvinte." VERDADEIRO (Na concepção de escrita com foco na língua, tem-se a noção de texto como mero produto de uma codificação a ser decodificado pelo leitor.)

    REFERÊNCIA

    KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2010.

  • Item I - Incorreto. A leitura é um movimento dialógico autor/leitor.

    Item II - Do ponto de vista do texto como instrumento de comunicação, o texto é visto, sim, como mera codificação/decodificação.

    Porém, vale lembrar que Koch não tem essa visão de texto expressa pelo item II. Sua visão é do texto como interação.

  • O gabarito oficial da banca confere o item A como correto, considerando as duas assertivas corretas, porém, em suas publicações mais recentes, antes de seu falecimento, Koch rejeitava totalmente a concepção de leitura como algo dependente do autor, sendo um processo construído por autor e leitor. Até poderíamos forçar a barra e dizer que a assertiva II é correta, tendo em vista que se trata de um posicionamento ultrapassado nos estudos e pesquisas linguísticas que envolvem o processamento do texto, mas a letra A jamais poderia ser certa, conforme o pensamento de Koch. Portanto, essa questão deveria ser anulada ou, melhor ainda, ter o gabarito oficial retificado para a letra D.