SóProvas


ID
3828904
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Em relação à idade de candidatos de um concurso público que selecione pessoal para cargos administrativos, como critério para desempate, prevalece a aplicação de

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA A

    De acordo com o artigo 27 do Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003), “o primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada”.

    Art. 27, parágrafo único - idade igual ou superior a 60 anos.

  • Apenas para complementar o estudo do tema:

    A lei estadual do Estado “X” prevê que, em caso de empate entre os candidatos em concurso de remoção para serventias notariais e registrais, o primeiro critério de desempate é o maior tempo de serviço público. Ocorre que a Lei Federal 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) determina que o primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada (art. 27, parágrafo único). Qual das duas legislações deverá prevalecer no caso? A legislação estadual. O Estatuto do Idoso, por ser lei geral, não se aplica como critério de desempate, no concurso público de remoção para outorga de delegação notarial e de registro, quando existir lei estadual específica que regule o certame e traga regras aplicáveis em caso de empate. Desse modo, em nosso exemplo, a vaga deve ficar com o candidato que tiver maior tempo de serviço público (e não necessariamente com o mais idoso). STF. 1ª Turma. MS 33046/PR, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 10/3/2015 (Info 777).

    CAVALCANTE, Márcio André Lopes. Critério de desempate em concursos de remoção de serventias notariais e registrais. Buscador Dizer o Direito, Manaus. Disponível em: <>

  • A presente questão trata do tema Concurso Público, e em especial os possíveis critérios de desempate.



    Sobre o tema, cabe mencionar que inexiste uma regra específica e única sobre o assunto, cabendo a cada banca organizadora, de acordo com o órgão que promove o certame, definir os critérios a serem adotados acaso ocorra empate em qualquer das fases do concurso.



    Assim, e considerando a inexistência de critérios únicos e taxativos, bem como a assertiva trazida pela Banca, que pede seja escolhida a alternativa que elenca o critério prevalecente de desempate, caberia ao candidato marcar a letra A.



    Isto porque, o primeiro critério de desempate que aparece na maioria dos concursos públicos, independente da esfera do concurso (se municipal, estadual ou federal), é a idade igual ou superior a 60 anos.



    Podemos justificar esta escolha em razão da previsão contida no art. 27 do Estatuto do Idoso – Lei Federal n. 10.741/2003, que estabelece que “o primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais avançada".




    Contudo, é importante destacar a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que já entendeu prevalecer em determinado caso lei estadual, em detrimento do Estatuto do Idoso. Vejamos o caso mencionado:






    Gabarito da banca e do professor: letra A



    (CAVALCANTE, Márcio André Lopes. Critério de desempate em concursos de remoção de serventias notariais e registrais. Buscador Dizer o Direito, Manaus.)


  • Íntegra da letra de lei:

    Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.

    Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

  • Esse artigo é impossível de esquecer, pois já fiquei pontos abaixo na classificação, em virtude de empate, pelo critério idade. kkkk

    Lei Federal, que indica a escolha de pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. (O estatuto do idoso estabeece que o primeiro critério de desempate em concurso público é a idade).

  •  Art. 27. Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir.

           Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

  • Eu sabia da regra de idade nos concursos, mas o texto esta bem confuso "Lei Federal, que indica a escolha de pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.".

  • GABARITO: A

    Art. 27, Parágrafo único. O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada.

  • GABARITO A

    Lei Federal, que indica a escolha de pessoa com idade igual ou superior a 60 anos