A questão fala do uso de um herbicida que inibe uma enzima envolvida na produção de aminoácidos essenciais, porém pode inibir germinação e crescimento de plantas cultivadas. Uma resistência foi desenvolvida ao herbicida para que a soja possa se desenvolver sem o aparecimento de ervas daninhas ou pragas. Para que ocorra uma resistência, é necessário que se desenvolvam enzimas que sejam capazes de evitar a inibição da germinação e do crescimento. Essa resistência pode ser obtida a partir da utilização da transgenia, que é o processo de modificação genética de organismos a partir da introdução de genes de outra espécie para induzir uma produção específica. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
De que forma é desenvolvida a resistência da soja ao herbicida?
a) Expondo frequentemente uma espécie de soja a altas concentrações do herbicida, levando ao desenvolvimento de resistência. A exposição a altas concentrações apenas mataria a planta, não criaria resistência, esse é um pensamento apoiado nas ideias de Lamarck. Incorreta.
b) Cultivando a soja com elevadas concentrações de aminoácidos, induzindo a formação de moléculas relacionadas à resistência. Os aminoácidos são produzidos através da enzima, cultivar a soja com aminoácidos não produzidos não induz a resistência. Incorreta.
c) Empregando raios X para estimular mutações em uma variedade de soja, produzindo a enzima-alvo resistente ao herbicida. Não há como prever uma mutação, ela ocorre de forma aleatória. Incorreta.
d) Introduzindo na soja um gene específico de outra espécie, possibilitando a produção da enzima de resistência ao herbicida. A introdução de gene de outra espécie (transgenia), induz a produção de uma enzima resistente. CORRETA.
e) Administrando a enzima-alvo nos fertilizantes utilizados na lavoura, promovendo sua absorção pela espécie cultivada. A utilização de enzimas no solo não é funcional, pois os vegetais não absorvem compostos orgânicos do solo, apenas o produto das enzimas. Incorreta.
Gabarito do professor: D