SóProvas


ID
3829441
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As fêmeas do mosquito da dengue, Aedes aegypti, têm um olfato extremamente refinado. Além de identificar as coleções de águas para oviposição, elas são capazes de detectar de forma precisa e eficaz a presença humana pela interpretação de moléculas de odor eliminadas durante a sudorese. Após perceber o indivíduo, voam rapidamente em direção à fonte alimentar, iniciando o repasto sanguíneo durante o qual podem transmitir o vírus da dengue. Portanto, o olfato desempenha um papel importante para a sobrevivência dessa espécie.


GUIDOBALDI, F.; MAY-CONCHA, I. J.; GUERENSTEIN, P. G.
Morphology and Physiology of the Olfactory System of
Blood-Feeding Insects. Journal of Physiology-Paris,
n. 2-3, abr.-jun. 2014 (adaptado).


Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial incluem a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E

    Esse enunciado está muito mal feito. Demorei a entender que ele estava perguntando quais medidas poderíamos tomar para dificultar a nossa localização pelo vetor (Aedes Egypt).

  • modalidade sensorial -> olfato Logo o vetor seria algo que interferisse nesse quesito.
  • O famoso rapelente.

  • Essa questão aborda o olfato refinado de fêmeas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela afirma que as fêmeas são capazes de identificar não apenas locais de oviposição, como captar moléculas de odor em humanos para possível alimentação. Esse olfato é de extrema importância para que a fêmea possa permanecer no ciclo de transmissão da dengue. A transmissão aos humanos ocorre através da picada da fêmea do mosquito, por se alimentares de sangue para a produção e proteção dos ovos. As fêmeas intensificam a hematofagia logo após a fecundação, quando precisam do sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e a maturação dos ovários. (Ministério da Saúde. Dengue. Acesso em setembro de 2020)

    Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial (olfato) incluem a:

    a) colocação de telas nas janelas. Essa medida impede a chegada do mosquito ao local, sendo importante para o combate à doença, mas não afeta o olfato do mosquito vetor. Incorreta.

    b) eliminação de locais de oviposição. A eliminação desses locais é uma medida eficaz para o combate contra a dengue, mas não afeta o olfato do mosquito. Incorreta.

    c)  instalação de borrifadores de água em locais abertos. Não é uma medida eficaz contra a dengue e não afeta o olfato do vetor. Incorreta.

    d) conscientização para a necessidade de banhos diários. Essa medida não bloqueia as moléculas de odor liberadas pela pele. Incorreta.

    e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos. Essa medida bloqueia a sensibilidade olfatória e afasta o mosquito transmissor através de substâncias "repelentes". CORRETA.


    Gabarito do professor: E

  • De acordo com o enunciado, o mosquito possui um olfato poderoso de forma que ele consegue sentir o cheiro das pessoas. O enunciado quer saber qual meio utlizar para inibir esse olfato.

    Temos como melhor resposta os cremes ou pomadas com pricipios ativos, o nosso queridinho repelente.

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA ''E''

  • Essa questão aborda o olfato refinado de fêmeas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela afirma que as fêmeas são capazes de identificar não apenas locais de oviposição, como captar moléculas de odor em humanos para possível alimentação. Esse olfato é de extrema importância para que a fêmea possa permanecer no ciclo de transmissão da dengue. A transmissão aos humanos ocorre através da picada da fêmea do mosquito, por se alimentares de sangue para a produção e proteção dos ovos. As fêmeas intensificam a hematofagia logo após a fecundação, quando precisam do sangue para realizar o desenvolvimento completo dos ovos e a maturação dos ovários. (Ministério da Saúde. Dengue. Acesso em setembro de 2020)

    Medidas que interferem na localização do hospedeiro pelo vetor por meio dessa modalidade sensorial (olfato) incluem a:

    a) colocação de telas nas janelas. Essa medida impede a chegada do mosquito ao local, sendo importante para o combate à doença, mas não afeta o olfato do mosquito vetor. Incorreta.

    b) eliminação de locais de oviposição. A eliminação desses locais é uma medida eficaz para o combate contra a dengue, mas não afeta o olfato do mosquito. Incorreta.

    c) instalação de borrifadores de água em locais abertos. Não é uma medida eficaz contra a dengue e não afeta o olfato do vetor. Incorreta.

    d) conscientização para a necessidade de banhos diários. Essa medida não bloqueia as moléculas de odor liberadas pela pele. Incorreta.

    e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos. Essa medida bloqueia a sensibilidade olfatória e afasta o mosquito transmissor através de substâncias "repelentes". CORRETA.

    Gabarito do professor: E

  • O mosquito não sente cheiro como a gente mas ele identifica odores através de suas antenas e, o que atrai o Aedes aegypti é uma mistura de gás carbônico e ácido lático. Esses dois elementos são bastante encontrados no chulé e, como a fêmea já tem uma preferencia por lugares baixos, os pés e as pernas são bastante atrativos.

    e) - verdade - o cheiro do creme ou da pomada se mistura ao odor corporal e dificulta a orientação do mosquito.

    Letra E

  • quase marquei a letra D, que convenhamos, há um fundo de verdade nessa opção, e um tom de humor por parte da banca tbm ksksks

  • Tomem banho

  • Essa questão realmente foi maldosa pelas alternativas D e E. Claro que tomar banho diariamente é essencial, porém não impedirá que o mosquito venha até vc, até pq ele tem o olfato bem refinado. O jeito mais fácil é usar "barreiras" que impedem com que esses mosquitos não cheguem perto.

  • Resposta no enunciado

    " Elas são capazes de detectar de forma precisa e eficaz a presença humana pela interpretação de moléculas de odor eliminadas durante a sudorese. 

    e) utilização de cremes ou pomadas com princípios ativos