A questão é sobre figura de linguagem e quer que indiquemos qual que se encontra na frase abaixo.
“Seu avô deu o último suspiro.
Reparem que temos um certo meio d dizer uma informação aliviando o que era para ser dito. Na verdade de forma dura e real era para ser dito " o seu avô morreu".
a) metáfora.
Incorreta. Essa consiste na transferência de um termo para uma esfera de significação que não é a sua, em virtude de uma comparação implícita. Quando dizemos, por exemplo, perdi a chave do apartamento ( perdeu a chave da porta e não do apartamento).
b) comparação.
Incorreta. Na comparação (ou símile) sempre há um conectivo ou uma expressão estabelecendo a relação de comparação. Ex: "Como uma cascavel que se enroscava.
c) eufemismo.
Correta. Eufemismo é meio pelo qual se evita uma palavra ou expressão molesta, odiosa ou triste, substituindo-a por outra palavra ou expressão menos desagradável, igualmente aconteceu na frase exposta pelo enunciado.
d) catacrese.
Incorreta. Metáfora necessária, estereotipada, resulta a catacrese da ausência de termo próprio para designar determinada coisa (pernas da mesa, cabeça de alfinete, etc.), o que conduz, às vezes, ao estabelecimento de relações de semelhança algo abusivas e forçadas, como se vê, por exemplo, em — embarcar num trem.
e) metonímia.
Incorreta. Baseado numa relação de contiguidade, origina-se este tropo das ideias evocadas por outra com a qual apresentam certa interdependência. Ex: O autor pela obra: Ler Machado de Assis ( leu o livro dele).
Referência bibliográfica.
ROCHA LIMA, C. H. Gramática Normativa da Língua Portuguesa. 56 ed- Rio de Janeiro. Editora José Olympio 2020.(P. 598.)
GABARITO C