SóProvas


ID
383020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao século XIX e ao movimento liberal, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A unificação italiana, de pilar liberal, sob a liderança de Cavour, espraiou-se pela monarquia piemontesa, não tendo essa orientação ideológica, contudo, predominado em toda a península itálica.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA.
    Não era toda a península itálica com a orientação ideológica espraiado pela Monarquia, no sul, através de Garibaldi tinha intenção de uma República, mas, abriu mão para assegurar a Unificação Italiana.
  • Carlos Alberto de Sabóia defendia o absolutismo em nome do norte da Itália. Após a renuncia de Carlos Alberto, há uma liderança de Piemonte com o rei Vitório Emmanuel, que nomeia como ministro Cavour. Ele costura alianças de modo a unificar Piemonte com o território austríaco, com apoio de Napoleão III na guerra contra a Áustria. Em troca, Nice e Sabóia passam para a França(* lembrar da busca pelo prestígio da política externa francesa). Garibaldi, um liberal, dá sua contribuição à unificação italiana através de sua vinda desde o sul para o centro, estabelecendo a capital Torino. Roma, no entanto, estava defendida por franceses em apoio ao papa até 1870.
  • es·prai·ar - Conjugar
    (es- + praia + -ar)

    verbo transitivo

    1. Estender pela praia; arrojar à praia.

    2. [Figurado]  Alastrar, estender, espalhar, espairecer.

     

  • O coordenador do movimento pela unidade nacional era Camilo Benso, o conde de Cavour (1810-1861), que estava à frente do Risorgimento. Cavour era o primeiro ministro do reino de Piemonte-Sardenha, única região que adotava a monarquia constitucional como regime de governo. Deste reino, partiu a liderança política que faria a unificação dos demais reinos da Península Itálica, lideraria a expulsão dos austríaco e, posteriormente, combateria os franceses.

    https://www.todamateria.com.br/unificacao-italiana/