SóProvas


ID
383023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao século XIX e ao movimento liberal, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A trajetória do liberalismo, no transcurso do século XIX, caracterizou-se por ambiguidade conceitual e prática, ora defendendo projetos reformistas, ora assumindo posições revolucionárias.

Alternativas
Comentários
  • Na Revolução Francesa havia liberais conservadores e outros mais radicais.

  • Século XIX - Revoluções Burguesas.

    1848 - França: a revolução tinha também caráter socialista, e lutavam juntos a pequena burguesia e os operários por um sufrágio nacional masculino. Quando viram a possibilidade de a Revolução se radicalizar, a burguesia tornou-se mais conservadora, oprimindo os movimentos sociais.

  • Os liberais do  Século XIX ropiam com a lógica do antigo regime absolutista, mas não pregavam distribuição de renda, voto universal, educação univesal, igualdade jurídica. Portanto, mantinha-se ainda uma divisão social, principalmente censitária, onde a Burguesia - dona do capital - passaria a ser o ator mais relevante .

    Por isso, a assertiva está correta :

    A trajetória do liberalismo, no transcurso do século XIX, caracterizou-se por ambiguidade conceitual e prática, ora defendendo projetos reformistas, ora assumindo posições revolucionárias.

  • Certa. Mais uma vez, o historiador francês René Rémond, em O Século XIX, afirma que a genialidade do liberalismo, que permitiu sua permanência e vigência como ideologia ao longo do século, reside na ambiguidade entre a posição revolucionária e a postura reformista: “eles (liberais) nada farão do que revelar dois aspectos complementares dessa mesma doutrina, ambígua por si mesma, que rejeita o Antigo Regime e que não quer a democracia integral, que se situa a meio caminho entreesses dois extremos e cuja melhor definição é, sem dúvida, o apelido dado à Monarquia de Julho: «o justo meio».[...] visto da direita, parece
    revolucionário e, visto da esquerda, parece conservador.”(p. 34);

    [7000 questões comentadas CESPE]