SóProvas


ID
383032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na chamada Era de Bismarck, as relações internacionais dos Estados europeus foram marcadas por concepções políticas e de segurança atribuídas, em parte, a esse chanceler alemão. A respeito desse tema e considerando o contexto europeu no referido período, julgue (C ou E) os itens que se seguem.


Entre 1870 e 1891, as relações internacionais da Europa foram marcadas pela ampliação da rigidez sistêmica e pela formação de bipolaridade de blocos, o que criou antagonismos entre antigas e novas potências.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do período da realpolitik de Bismarck, em que a Alemanha era uma potência satisfeita. Hobsbawm disse a esse respeito que a limitação deliberada de objetivos era a única coisa que podia controlar a rivalidade internacional das potências (AL e UK).
  • Pelo gabarito: Errado.
    Comentário: Não havia rigidez nem formação de bipolaridade de blocos, essa divisão só começa a aparecer com Guilherme II e seu imperialismo agressivo (diferente da satisfação de limitação dos objetivos de Bismarck).
  • Gabarito: ERRADO.

    Na verdade, o período que a assertiva se refere é o segundo (1890-1918) na divisão das relações internacionais no novo equilíbrio europeu (1871-1918). Abaixo, Wolfgang Dopcke esclarece:

     

    "A maioria dos historiadores subdivide as relações internacionais entre 1871 e 1918 em dois períodos, cuja dinâmica característica é derivada, significativamente, da política externa alemã. O primeiro deles se estende de 1871 a 1890, quando a diplomacia da Europa e as relações internacionais foram dominadas pelas alianças do sistema de Bismarck. O segundo período abrange desde a renúncia forçada de Bismarck (1890) até 1918; inicia-se com ofensivas alemãs na política externa e caracteriza-se por tensões crescentes, pela bipolarização em blocos de poder permanentes e pelo resvalo na Primeira Guerra Mundial."

     

    História das Relações Internacionais Contemporâneas, SARAIVA, JOSÉ FLÁVIO SOMBRA (org), p.82.

  • Isso aconteceu entre 1890 - 1918 (Wolfgang Dopcke in "História das Relações Internacionais Contemporâneas")