SóProvas


ID
383068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos processos políticos, econômicos e sociais das Américas, bem como às relações internacionais nos séculos XIX, XX e XXI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Nos EUA, onde se desenvolveram processos históricos internos muito diversificados ao longo do século XIX, registra- se transformação pouco acentuada na sociedade individualista de pequenos produtores, a qual caracterizou o período que antecedeu e sucedeu a Guerra de Secessão
          -Simplesmente após a guerra da secessão os EUA deixaram de ser um país escravista.

    b) No século XX, a América Latina moveu-se, de forma pendular, entre autonomia e dependência nas relações com as superpotências globais: em um primeiro momento, com Inglaterra e França e, em um segundo momento, com os EUA e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)
           -Não há como se falar em autonomia da américa latina.

    c) A América Latina aderiu aos movimentos não alinhados na Guerra Fria, como os liderados, nas décadas de 60 e 70 do século XX, por Nasser, no Egito, e Tito, na antiga Iugoslávia.
            -Não há como se falar em uma totalidade da américa latina como alinhada aos não alinhados. O Brasil, por exemplo, nunca fez parte, apesar de ter participado de algumas reuniões.

    d) resposta

    e) Embora bastante diferenciadas em suas formas históricas de colonização, as Américas revelam uma unidade ideológica e política que agrega, ainda hoje, um Norte mais desenvolvido e um Sul em processo de desenvolvimento.
         -De fato houve algumas diferenças, mas não tem como se cravar "bastante diferenciada". Tanto as do norte quanto as do sul tiveram agricultura exportadora do tipo plantation e escravos
  • Com relação à letra E, acredito que o erro esteja na afirmação de que as Américas revelam uma unidade ideológica e política. Houve sim diferenças na colonização (América do Norte X Latina) e ainda existe um norte mais desenvolvido e um sul ainda em desenvolvimento, como é colocado no início e no fim da alternativa.
  • A principal razão para essa conotação política foi a criação da UNASUL, que foi criada em 2008 e adquiriu status de pessoa jurídica em 2011.