SóProvas


ID
383071
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais foram objeto de interpretações historiográficas divergentes, que se estendem aos dias atuais. Acerca desse debate historiográfico, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Em reação às acusações franco-britânicas de que a Alemanha seria a única responsável pela ocorrência dos dois conflitos mundiais do século XX, historiadores alemães defenderam consensualmente, na última década, a tese segundo a qual as provocações feitas pelo czar russo, no início do século XX, teriam assegurado à Alemanha o direito de legítima defesa.

Alternativas
Comentários
  • Coloquei errado pelo consenso entre historiadores, mas não sei qual o outro erro. Alguém sabe?
  • Não há consenso entre os historiadores!
  • Pelo gabarito: errado.
    Comentário: na 2ª Guerra a Alemanha não era mais a única responsável pelo conflito mundial - França e Inglaterra tiveram a consciência de considerar que a concorrencia capitalista imperial era a culpada. Contudo, responsabilizou-se Hitler pelas atrocidades cometidas (crimes contra a humanidade de genocídio), e exigiu rendição incondicional da Alemanha e Japão, impondo-lhes sanções para evitar que acontecesse novamente seu crescimento e ameaçassem a paz no mundo.
  • Quanto a culpabilidade da Alemanha em relação à Primeira Guerra é quase consensual - vide "O último Verão Europeu", onde o General Moltke trata o conflito como "a minha guerra", porém estudiosos recentes vêm considerando o importante palpel que teve a União Soviética no desencadear da Segunda Guerra ( a despeito da insanidade nazista), em que Stalin ofereceu inúmeras condições materiais e estratégicas para que Hitler pudesse reconstituir as FFAA alemãs (além do infame pacto Ribentropp-Molotov que visou menos a proteção da URSS do que utilizar Hitler como "navio quebra-gelo do capitalismo liberal europeu" nos dizeres de Stalin, para que quando o mesmo tivesse se desgastado e também desgastado as forças da Europa Ocidental, os soviéticos pudessem aproveitar e fazer um ataque surpresa pelo front oriental). O problema foi que o feitiço virou contra o feiticeiro.
    "Stalin's Secret War- article in WWII research of Penn University- by Richard Tedor e "Stalin's Trap:he wanted war" by Adolph von Tadden
  • Tudo que tem "consensualmente" está errado

  • ERRADO.

     

    A historiografia aponta uma série de causas para a 1ª GM: nacionalismos, sistema de alianças, neoimperialismo, fortalecimento da Alemanha no cenário europeu, etc. Grosso modo, a 1ª GM é vista na historiografia como um conflito sistêmico.

  • O principal erro foi afirmar que Alemanha foi a única responsável pela guerrra. Todos os países vencidos foram considerados culpado pelas guerra, especialmente o Império Alemão e o Império Austro-Hungaro.

  • RT Bond, o trecho que diz "a tese segundo a qual as provocações feitas pelo czar russo, no início do século XX, teriam assegurado à Alemanha o direito de legítima defesa" se refere à primeira guerra mundial, e não à segunda. O erro, a meu ver, está na parte que fala sobre consenso, e sobre a ênfase em uma causa específica. Abaixo, transcrevi trecho de um artigo que fala sobre o assunto.

     

    "Perante a pluralidade e multicausalidade de fatores que explicam a eclosão da Primeira Guerra Mundial talvez o da crença na impossibilidade de ocorrência de um conflito entre potências europeias que viveram o século XIX como o século da paz, e um fin de siècle de forte desenvolvimento cultural e globalização económica, ligado à excessiva fraqueza dos decisores políticos para decidirem estrategicamente são tudo fatores que, cem anos depois, nos devem alertar, perante os desenvolvimentos mais recentes no espaço euro‑atlântico."

     

    Fonte: As origens da Grande Guerra e o estatuto de Grande Potência: o caso da Alemanha

     http://www.scielo.mec.pt/pdf/ri/n42/n42a06.pdf

  • se a assertiva falar que historiadores entram em consenso sobre qualquer assunto, pode marcar errado

  • É consenso que não há consenso em nada.

  • A Primeira Guerra Mundial foi um conflito que teve como precedente as disputas imperialistas no Balcãs. França, Inglaterra, Alemanha e Rússia. Alemanha se sobrepunha sendo a nova potência à época ultrapassando a Inglaterra e pondo fim ao frágil equilíbrio Europeu. Quando terroristas matam o herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro na Sérvia é feito a declaração de guerra do Império Austro-Húngaro a Sérvia. Rússia se alia a Sérvia e Alemanha se alinha com o Império.

  • Sempre a Alemanha invade

  • A palavra “consensualmente” é daquelas que evocam uma generalização que já entrega que a questão está errada.

    Sobre os motivos do conflito da Primeira Guerra Mundial, por exemplo, a historiografia aponta inúmeros fatores, e que foram desenvolvidos por outros países além da Alemanha, como o nacionalismo, sistema de alianças e a disputa de mercados promovida pelo neoimperialismo.

    Resposta: Errado

  • Adorei Wister. Rs. Pura verdade.