SóProvas


ID
383167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do Plano Real, que se destacou, na economia brasileira, por ter sido eficaz no combate à inflação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO   a) A queda duradoura da inflação foi facilitada pela redução (NÃO HOUVE ESSSA REDUÇÃO )da demanda agregada e pela expansão da entrada de capitais no período de vigência do plano.  ERRADO b) O sucesso desse plano deveu-se, em parte, à política monetária expansionista ( RESTRITIVA )combinada com forte ajuste fiscal. CERTO   c) Reservas elevadas, abertura comercial e valorização cambial contribuíram para restringir a alta dos preços internos. ERRADO  d) A política cambial caracterizou-se pela fixação (NÃO HOUVE O COMPROMISSO DE FIXAÇÃO )da taxa de câmbio real bem como da taxa de câmbio nominal. ERRADO  e) O diagnóstico da inflação, no âmbito desse plano, excluía (A INFLAÇÃO ERA TIDA JUSTAMENTE COMO INERCIAL) o caráter inercial da alta de preços no Brasil.
  • Acrescentando o comentário acima:

    A política monetária foi contracionista. Porém o sucesso do plano veio da política câmbial, não da monetária

    A "principal causa da inflação brasileira" era vista como o "desequilíbrio na conta do governo", que foi a 1ª fase do plano Real. O componente inercial da inflação foi a 2ª fase do plano Real (era preciso "zerar a memória inflacionária")

    Quanto ao câmbio, foi mantido um câmbio flutuante, porém com teto de R$ 1 por US$ 1, valor que não poderia ser ultrapassado para cima (para baixo era livre).  


    "Por que o plano Real deu certo?"
    - condições externas para estabilização eram muito melhores em 94 do que na década de 80
    - abundância de liquidez internacional e elevado patamar de reservas, que somados ao fato da economia estar aberta desde 90 foram fundamentais para assegurar a eficácia da âncora cambial
    - estratégia da URV muito superior à de desindexação via congelamento
    - juros elevados, tornando-se mais uma âncora para os preços, além da cambial. 


  • Reservas elevadas (privatizações), abertura comercial (aumento das lojas 1,99) e valorização cambial (dolar x real 1 p 1) contribuíram para restringir a alta dos preços internos
  • Acredito que o erro da letra A está na afirmação de que houve expansão da entrada de capitais no Brasil. Pelo contrário, um dos primeiros desafios do plano foi fazer frente à rápida evasão de divisas decorrente da Crise do México de 1994, o que foi chamado de Efeito Tequila.