SóProvas


ID
3832567
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A agenda de trabalho semanal dos profissionais participantes deste estudo incluía encontros e reuniões regulares, que contavam com a presença de toda a equipe, para estabelecer acordos ou encaminhamentos e socializar os casos atendidos pelos profissionais no acolhimento diário e nas visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS). As discordâncias na abordagem e acompanhamento dos casos também eram tratadas nesse espaço de discussão e, dependendo da complexidade dos problemas, passavam para outro nível de decisão: a reunião de equipe da unidade básica de saúde (UBS). Durante as reuniões, observou-se que a equipe tem bom conhecimento das características do território de atuação e dos problemas de saúde da população adscrita, com destaque à complexidade da realidade social.
(Adaptado de: Escalda, P.; Parreira, C. M. S. F. “Dimensões do trabalho interprofissional e práticas colaborativas...”. Disponível em: https://scielosp.org)

Conforme o texto, o trabalho em equipes colaborativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Durante as reuniões, observou-se que a equipe tem bom conhecimento das características do território de atuação e dos problemas de saúde da população adscrita, com destaque à complexidade da realidade social.

    A - demanda, além do conhecimento especializado na área de atuação, habilidades de comunicação, conhecimento da realidade local e reuniões regulares. CORRETO

    B - fundamenta-se na concordância entre os profissionais, pois os conflitos impactam a qualidade do atendimento em uma realidade social complexa. (o texto fala q há espaço para discussões e expor os problemas, o que pode envolver conflitos não necessariamente ruins)

    C- prescinde (dispensa?! Não) da organização de uma agenda de reuniões, que compromete a eficiência do atendimento, pois toda a equipe está ocupada com uma tarefa burocrática.

    D - necessita de reuniões de trabalho quando a UBS se encontra em um local de alta complexidade, sem um hospital próximo.

    E - exclui os agentes comunitários de saúde (ACS), que não fazem parte da equipe multidisciplinar, pois seu trabalho é externo, em visitas domiciliares.