-
A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar.
PROTEÇÃO SOCIAL DEVE GARANTIR SEGURANÇA Sobrevivência
Acolhida
Convívio
-
Segundo Di Giovanni (1998:10), entende-se por Proteção Social as formas “institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio, as privações. (...) Neste conceito, também, tanto as formas seletivas de distribuição e redistribuição de bens materiais (como a comida e o dinheiro), quanto os bens culturais (como os saberes), que permitirão a sobrevivência e a integração, sob várias formas na vida social. Ainda, os princípios reguladores e as normas que, com intuito de proteção, fazem parte da vida das coletividades”. Desse modo, a assistência social configura-se como possibilidade de reconhecimento público da legitimidade das demandas de seus usuários e espaço de ampliação de seu protagonismo.
A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar.
Fonte: PNAS, 2004.
PS: garantir Seguranças ->
(Sra)obrevivência: rendimento e autonomia
(A)colhida
(C)onvívio ou vivencia Familiar
(SAC)
-
GABARITO:A.
A proteção social, conforme o PNAS (2004), deve garantir as seguintes seguranças:
- segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia);
- de acolhida;
- de convívio ou vivência familiar.
-
Decore esse mnemômico
SAC- cada letra é uma segurança S-SOBREVIÊNCIA, A-ACOLHIDA e C-CONVÍVIO
Espero que esse comentário te ajude.
QUER FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDO GRATUITO NO WHATAPP??
Envie mensagem para: (86)9-9983-9453, informe seu nome e que quer participar do grupo. Lá respondemos questões, postamos dicas, vídeos, áudios e muito mais.
Não esquece de nos seguir no Instagram: @concurseirosdeservicosocial
-
As palavras "políticas" e "social" foram repetidas tantas vezes que eu quase não consegui entender o enunciado