SóProvas


ID
3833551
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na intervenção psicossocial para crianças e adolescentes, considerando as diretrizes da saúde mental infanto-juvenil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    Uma política de saúde mental infantojuvenil deve considerar como diretrizes (BRASIL, 2005): A criança ou adolescente a cuidar é um sujeito e como tal é responsável por sua demanda e seu sintoma. É um sujeito de direitos e detentor de lugares autênticos de fala. A noção de sujeito implica também a de singularidade, ou seja, não é possível pensar tratamentos e abordagens terapêuticas de forma homogênea e prescritiva, pois vale a máxima de que “cada caso é um caso”. Nessa linha, é preciso reconhecer voz e escuta de cada criança e adolescente. Cumpre alertar que, mesmo na ausência de pais ou responsáveis, crianças e adolescentes têm direito ao atendimento eventual ou não eventual.

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção psicossocial a crianças e adolescentes no sus: tecendo redes para garantir direitos / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.