SóProvas


ID
3833581
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que área” de ação governamental a despesa será realizada. De acordo com o texto apresentado, essa classificação funcional é representada por

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária.

    Fonte: Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

  • Conforme o MCASP 8ª:

    ➤ A classificação funcional, por funções e subfunções, busca responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a despesa será realizada.

    ➜ A função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público.

    ➜ As subfunções poderão ser combinadas com funções diferentes daquelas às quais estejam vinculadas (matricialidade entre função e subfunção).

    Trata-se de uma classificação de aplicação comum e obrigatória, no âmbito dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e da União, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

    No SIOP, a classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto os três últimos representam a subfunção;

    RESOLUÇÃO: a alternativa plausível é:

    Gabarito: Letra B.

  • 5 DÍGITOS

    XX . YYY

    Fun Subfun

  • Vamos analisar a questão.


    A questão trata da CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).


    Segue o item 4.2.2 – CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL, págs. 68 e 69 do MCASP:


    “A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que área" de ação governamental a despesa será realizada.

    A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria nº 42/1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão, e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de Governo. Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

    A classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária".


    Portanto, a alternativa B é o gabarito, pois está de acordo com a norma. As alternativas C, D e E NÃO estão mencionado o número correto de dígitos. Já a alternativa A, informa que a função tem 3 dígitos, quando o correto são 2; e a subfunção tem 2 dígitos, quando o correto são 3.



    Gabarito do Professor: Letra B.

  • GABARITO: LETRA B

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Vamos analisar a questão.

    A questão trata da CLASSIFICAÇÃO DE DESPESA ORÇAMENTÁRIA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).

    Segue o item 4.2.2 – CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL, págs. 68 e 69 do MCASP:

    “A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que área" de ação governamental a despesa será realizada.

    A atual classificação funcional foi instituída pela Portaria nº 42/1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão, e é composta de um rol de funções e subfunções prefixadas, que servem como agregador dos gastos públicos por área de ação governamental nas três esferas de Governo. Trata-se de uma classificação independente dos programas e de aplicação comum e obrigatória, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, o que permite a consolidação nacional dos gastos do setor público.

    classificação funcional é representada por cinco dígitos. Os dois primeiros referem-se à função, enquanto que os três últimos dígitos representam a subfunção, que podem ser traduzidos como agregadores das diversas áreas de atuação do setor público, nas esferas legislativa, executiva e judiciária".

    Portanto, a alternativa B é o gabarito, pois está de acordo com a norma. As alternativas C, D e E NÃO estão mencionado o número correto de dígitos. Já a alternativa A, informa que a função tem 3 dígitos, quando o correto são 2; e a subfunção tem 2 dígitos, quando o correto são 3.

    FONTE:  Sergio Barata , Professor de Admnistração Financeira Orçamentária

  • GABARITO: LETRA B

    Classificação funcional

    É formada por 5 dígitos :

    /

    -->1° e 2° dígitos: Função

    -->3° , 4° e 5° dígitos: subfunção

    Galera , confesso que lembrava que a classificação tinha 5 dígitos, mas não lembrava qual tinha 2 e qual tinha 3 dígitos. Aí fui pela lógica: a subfunção é mais especificada e detalhada do que a função, assim deve apresentar uma maior quantidade de elementos e , consequentemente, mais dígitos que a função.

    Fonte: MTO 2021

    Qualquer erro podem avisar no privado!

    Namastê