SóProvas


ID
3834313
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à licitação, aos contratos administrativos e ao controle da Administração Pública, julgue o item subsequente.


Diferentemente do convite, a Administração poderá utilizar, em qualquer caso, a modalidade de licitação denominada de concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Certo

     

    Trata-se da velha regra : quem pode mais, pode menos.

     

    Lei 8666

     

    Art. 23.

     

    § 4o  Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

  • Em qualquer caso?Em qualquer caso?Em qualquer caso?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Uma duvida: pode usar a modalidade concorrencia no lugar de concurso?

  • Questão mal formulada. Entretanto, observar a regra dos artigos 13, § 1º e 24, § 4º, lei nº 8.666/93, que permitem deduzir a maior abrangência da modalidade concorrência, que pode ser adotada em substituição as demais modalidades, especialmente no que tange à tomada de preços e convite. No que tange ao concurso, o artigo 13, § 1º disciplina que "os contratos para a prestação de serviços técnicos profissionais especializados deverão, preferencialmente, ser celebrados mediante a realização de concurso". Acerca da venda de bens imóveis, a lei de regência impõe a modalidade concorrência, na forma do artigo 17, I, sendo possível inferir que a modalidade leilão será facultada quando se tratar de valor global inferior ao montante indicado pelo artigo 23, II, "b", consoante o disposto pelo § 6º do referido artigo 17, o que demonstra a preponderância da concorrência sobre as demais modalidades de licitação.

  • se falasse em relação a valores,tudo bem! agora,falar apenas "em qualquer caso" é complicado, pois não imagino alguém usando concorrência no lugar do concurso por exemplo!

  • Aí basta usar a Regra do peitinho do prof Thallius do Estratégia

    Exemplificando:

    Pra obras e serviços

    Até 330 mil: Convite, Tomada de preços e Concorrência(Convite é a mais indicada)

    De 330 mil até 3,3 milhões: Tomada de preços e Concorrência(Tomada de preços é a mais indicada)

    Acima de 3.3 milhões: Concorrência(Apenas)

  • Gabarito foi dado como CERTO... Porém...

    Em qualquer caso não, nos casos em que couber convite!

    Examinador, mais respeito por favor!

  • EM QUALQUER CASO CABE TANTOS CASOS.........

  • QUEM PODE MAIS PODE MENOS , PRA CIMA!!

    GABARITO CORRETO

    FOCO PM AL 2021

  • Regra do peitinho.

  • Poder, pode. Não que seja habitual, mas pode. Foi isso que entendi da questão.

  • quando vejo a quadrix fazendo questões, da uma agonia na alma! deixa muita margem, dificilmente anula e SEMPRE faz umas analogias absurdas, sempre pegando as DOUTRINAS DE TAUBATÉ!

  • Dentre as modalidades concorrência, tomada de preços e convite, o critério básico de cabimento consiste no valor estimado da contratação, conforme se extrai da leitura do art. 23, I e II, da Lei 8.666/93. Quanto mais alto o valor da contratação, mais complexa a modalidade licitatória prevista na lei de regência, maior a publicidade que exige, maior o estímulo à competitividade etc.

    Ocorre que a lei faculta ao administrador a utilização de modalidade mais dificultosa, ainda que, apenas pelo valor da contratação, fosse possível se valer de outra menos complexa. Trata-se de faculdade aberta pela norma, a ser exercitada discricionariamente pelo agente público competente, para casos em que se desejar uma disputa com um número maior de participantes, essencialmente.

    Esta possibilidade encontra-se vazada no art. 23, §4º, da Lei 8.666/93, abaixo transcrito:

    "Art. 23 (...)
    § 4o  Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência."

    Forte na literalidade deste preceito legal, deve ser tida como correta a proposição ora comentada.


    Gabarito do professor: CERTO

  • GABARITO: CERTO.

  • Regra do peitinho para os entendedores kkkk

    Avante guerreiros