SóProvas


ID
3837940
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, por meio da Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular (2019), afirma que

Alternativas
Comentários
  • não há evidência de benefício da suplementação de vitamina A ou betacaroteno para prevenção primária ou secundária de doença cardiovascular.

  • A dieta deve ser hipossódica : <2g de sodio/dia, assim deve-se restringir o uso de sal ( cloreto de sódio) a < 7g por dia

  • A: VIT D.: Não recomendada a suplementação p/ pessoas com níveis sanguineos normais dessa vitamina. Da mesma forma não há evidências que sua suplementção em indivíduos com deficiência prevenirá a DCV.

    B: Suplementação de vitamina K: Não recomendado

    C: GABARITO

    D: VItamina B e ácido fólico: Não são efetivos para prevenção de DCV

    E: Restrição de sodio: 2 g está associado à diminuição da PA.

  • Sobre a VITAMINA D:   Estudos observacionais têm mostrado que a deficiência de vitamina D tem alta prevalência em pacientes com IC, e que ela está associada a pior prognóstico. Alguns estudos clínicos testaram a reposição de vitamina D em pacientes com IC produzindo resultados contraditórios. Recente metanálise mostrou efeito neutro da suplementação de vitamina D em pacientes com IC, não demonstrando melhora da função ventricular esquerda ou da tolerância ao exercício.

    Referência: Diretriz bras. de insuf. cardiaca crônica e aguda.

  • Sobre a VITAMINA D: Estudos observacionais têm mostrado que a deficiência de vitamina D tem alta prevalência em pacientes com IC, e que ela está associada a pior prognóstico. Alguns estudos clínicos testaram a reposição de vitamina D em pacientes com IC produzindo resultados contraditórios. Recente metanálise mostrou efeito neutro da suplementação de vitamina D em pacientes com IC, não demonstrando melhora da função ventricular esquerda ou da tolerância ao exercício.

    Referência: Diretriz bras. de insuf. cardiaca crônica e aguda 2018.