SóProvas


ID
3838150
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Garantir o atendimento especializado e em rede, incluindo o acolhimento institucional às crianças e aos adolescentes em situação de abuso e/ou exploração sexual e às suas famílias, faz parte do seguinte eixo do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes:

Alternativas
Comentários
  • Enfim a resposta certa é letra D,mas por pesquisa encontrei esses eixos como pilares para o Plano Nacional em comento.

    EIXOS ESTRATÉGICOS

    São eles:

    Análise da Situação

    Mobilização e Articulação

    Defesa e Responsabilização

    Atendimento.

    Prevenção.

    Protagonismo Infanto-Juvenil.

    Fonte: http://www.movimentodeemaus.org/data/material/plano-nacional-de-enfrentamento-a-violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes.pdf#page=17&zoom=100,0,0

  • O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou, no ano 2000, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o qual apresenta diretrizes gerais para uma política pública nesse segmento. O Plano apresentou uma metodologia para estruturação dos serviços e dos atendimentos a partir de seis eixos estratégicos:
    1) Prevenção -  Evita a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos, por meio da educação, por exemplo.
    2) Atenção - Garante o atendimento especializado, e em rede, à criança e ao adolescente violência sexual, com profissionais especializados e capacitados.
    3) Defesa e responsabilização - Pretende atualizar a legislação, enfrentar a impunidade e responsabilizar os autores dos crimes. 
    4) Comunicação e mobilização social - Fortalecimento da sociedade, com redes, fóruns e comissões. 
    5) Participação e protagonismo - Participação da criança e do adolescente na definição e na execução da política pública, tendo suas opiniões consideradas.
    6) Estudos e pesquisas - Conhecimento do fenômeno da violência sexual, com uso de dados e pesquisas.
    Dessa forma, a previsão de protocolos de atendimento especializado para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, de forma a evitar a revitimização e a violência institucional, compõe o eixo da atenção.
    Fonte: sítio eletrônico do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 
    Gabarito do professor: d.



  • O Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil foi elaborado em junho de 2000. Nele estão as diretrizes que oferecem a síntese metodológica para a reestruturação de políticas, programas e serviços de enfretamento à violência sexual, consolidando a articulação como eixo estratégico e os direitos humanos sexuais da criança e do adolescente como questão estruturante.

    Após o processo de revisão 2012/2013 o Plano tem novo nome e novos eixos prioritários. Foi entregue para a sociedade na semana do dia 18 de maio de 2013 com o nome: Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

    Seus novos eixos são:

    • Atenção à Criança e Adolescente e suas Famílias e à Pessoa que comete Violência Sexual

    • Comunicação e Mobilização Social

    • Defesa e Responsabilização

    • Estudos e Pesquisas

    • Prevenção

    • Protagonismo (Participação)

    resumo do site:

    http://crianca.mppr.mp.br/pagina-1632.html#:~:text=O%20Brasil%20tem%20um%20plano&text=Nele%20est%C3%A3o%20as%20diretrizes%20que,do%20adolescente%20como%20quest%C3%A3o%20estruturante.

  • "O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou, no ano 2000, o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o qual apresenta diretrizes gerais para uma política pública nesse segmento. O Plano apresentou uma metodologia para estruturação dos serviços e dos atendimentos a partir de seis eixos estratégicos:

    1) Prevenção -  Evita a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos, por meio da educação, por exemplo.

    2) Atenção - Garante o atendimento especializado, e em rede, à criança e ao adolescente violência sexual, com profissionais especializados e capacitados.

    3) Defesa e responsabilização - Pretende atualizar a legislação, enfrentar a impunidade e responsabilizar os autores dos crimes. 

    4) Comunicação e mobilização social - Fortalecimento da sociedade, com redes, fóruns e comissões. 

    5) Participação e protagonismo - Participação da criança e do adolescente na definição e na execução da política pública, tendo suas opiniões consideradas.

    6) Estudos e pesquisas - Conhecimento do fenômeno da violência sexual, com uso de dados e pesquisas.

    Dessa forma, a previsão de protocolos de atendimento especializado para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, de forma a evitar a revitimização e a violência institucional, compõe o eixo da atenção.

    Fonte: sítio eletrônico do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos". 

    Gabarito do professor do QC: d.

  • Atenção - Garante o atendimento especializado, e em rede, à criança e ao adolescente de violência sexual, com profissionais especializados e capacitados.

  • Essa questão não é considerada como do ECA, certo?

  • Graças a Deus que caiu essas questoes, muito obrigado, errei, fui na B, porém, estou super feliz, nunca fiquei tão feliz em errar uma questão, acabei descobrindo assuntos que nunca estudei,

  • Não precisa nem conhecer sobre a lei para responder a questão. Falou em remediar algo que aconteceu é ATENÇÃO por parte do poder público.

    O eixo da ATENÇÃO são os instrumentos de apoio à vitima. Isso independente do que estejamos falando.