SóProvas


ID
3838801
Banca
FCM
Órgão
IFN-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.

Sueca de 16 anos é indicada ao Nobel por 'greve climática'


      A ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg, responsável por liderar uma greve estudantil para exigir medidas contra as mudanças climáticas na Europa, foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz de 2019, como recompensa a sua atitude. "Nós nomeamos Greta porque a mudança climática, se não for barrada, será a principal causa das guerras, dos conflitos e do fluxo de refugiados futuros", afirmou o deputado Freddy Andre Oevstegaard. Ela já havia ganhado notoriedade depois de realizar um pronunciamento na 24ª Conferência da ONU sobre o clima, realizado em dezembro de 2018, na Polônia.

(Disponível em:<https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/03/sueca-de-16-anos-e-indicada-ao-nobel-por-greveclimatica.html> . Acesso em: 16 jun. 2019. Adaptado.).

Avalie o que se afirma sobre o uso da crase, a ortografia e a acentuação das palavras.


I. A palavra "notoriedade" está escrita incorretamente; como é derivada de "notório", o certo é grafar "notoridade".

II. Há um erro de acentuação na palavra Nobel; por ser paroxítona terminada em "l", deve receber o acento agudo na penúltima sílaba.

III. Na frase "Como recompensa a sua atitude...", é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase antes do pronome possessivo "sua".


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    I. A palavra "notoriedade" está escrita incorretamente; como é derivada de "notório", o certo é grafar "notoridade" → INCORRETO. Na verdade, a forma correta é "notoriedade". De acordo com o dicionário Michaelis, essa palavra tem a seguinte etimologia: notório+e+dade.

    II. Há um erro de acentuação na palavra Nobel; por ser paroxítona terminada em "l", deve receber o acento agudo na penúltima sílaba → INCORRETO. De acordo com a tradição ortográfica, a palavra "Nobel" é grafada SEM ACENTO GRÁFICO. Não se trata de uma paroxítona terminada em "l", mas sim de uma oxítona terminada em "l". Oxítonas terminadas em L NÃO são acentuadas: painel, papel, canil, capital, nobel, etc.

    III. Na frase "Como recompensa a sua atitude...", é facultativo o emprego do sinal indicativo de crase antes do pronome possessivo "sua"  → CORRETO. De fato, trata-se de um caso de crase facultativa. Diante de pronome possessivo adjetivo feminino a crase é facultativa. Ex.: entreguei um presente à minha amiga (ou a minha amiga).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Correta, C

    É facultativo o emprego do sinal indicativo de crase antes de pronome possessivo feminino no singular: sua, minha, etc.

    Todavia, é obrigatório o emprego do sinal indicativo de crase antes de pronome possessivo feminino no plural: suas, minhas, etc.

    A persistência é o caminho do êxito.