Podemos extrair do enunciado as seguintes palavra-chaves ou trechos:
◾ eliminar o fantasma do desperdício; ◾ elevar os níveis de produtividade; ◾ métodos e técnicas da engenharia industrial.◾ modelo científico; ◾ maximização da eficiência das tarefas elementares.
A partir disso, analisaremos as alternativas:
A) INCORRETA. A teoria Estruturalista teve como base a sociologia organizacional, que procura consolidar e expandir os horizontes da administração. Ênfase: Estrutura e ambiente. (Fonte: Chiavenato, 2014)
B) INCORRETA. A teoria Comportamental estava baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas. Ênfase: Pessoas e ambiente. (Fonte: Chiavenato, 2014)
C) INCORRETA. A teoria Sistêmica refere-se as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio com o meio ambiente. Ênfase: nas pessoas. (Fonte: Chiavenato, 2014)
D) CORRETA. A Escola da Administração CienTífica foi uma teoria de Taylor que enfatizou nas tarefas, e na racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho. Ênfase: Tarefas. Chiavenato afirma que "O modelo científico inspirador do taylorismo foi a termodinâmica de N. Carnot, de onde Taylor extraiu a ideia da maximização da eficiência industrial (...)" (Fonte: Chiavenato, 2014, pág 58)
E) INCORRETA. A teoria Contingencial tem como base a relatividade. Ou seja a administração vai depender de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização. Ênfase: Ambiente, tecnologia,mas não despreza tarefas, pessoas e estruturas. (Fonte: Chiavenato, 2014)
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D.