A Imprensa noticiou, em abril de 2018, acerca do encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente da Coreia do Sul , Moon Jae-in, no dia 27. O encontro, no prédio da Casa da Paz, no lado sul da Zona Desmilitarizada que divide as duas Coreias, foi a terceira cúpula desde o fim da Guerra da Coreia, em 1953.
Foi acertado entre os líderes que seria um acordo de paz para acabar com a guerra entre os países ainda neste ano. O pacto substituiria o armistício de 1953. A Guerra da Coréia foi interrompida por cessar-fogo em 1953 mas, nunca teve fim oficial.
Nesta ocasião, os líderes das duas Coréias acordaram outras medidas de forma a tornar , senão exatamente amigáveis, ao menos não belicosas as relações entre as duas.
Entre as opções apresentadas há a indicação de uma das medidas em pauta.
A) INCORRETA – A inserção na OTAN é assunto que não cabe à nenhuma das duas regiões e não esteve em pauta .E, não atende às questões mais prementes entre as duas.
B) INCORRETA-A questão de tecnologia militar é bastante delicada e não esteve em pauta em um encontro preliminar entre os líderes. Além disso, a Coréia do Sul é produtora de tecnologia.
C) INCORRETA- Os interesses geopolíticos da Coréia do Sul estão vinculados aos da arena internacional da qual na verdade a Coréia do Norte não participa diretamente.
D) INCORRETA- A incorporação da economia coreana à lógica do capitalismo não esteve em pauta na reunião entre os líderes e, é mais um questão de política interna do que externa.
E) CORRETA- A desnuclearização da península coreana pode ser considerada uma medida fundamental para a normalização , ou pacificação, das relações entre Coréia do Norte e Coréia do Sul.
Gabarito do Professor: Letra E.