SóProvas


ID
3843343
Banca
IESES
Órgão
CRM-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir para responder a questão sobre seu conteúdo.

Se essa ainda é a situação de Portugal e era, até bem pouco, a do Brasil, havemos de convir em que no Brasil-colônia, essencialmente rural, com a ojeriza que lhe notaram os nossos historiadores pela vida das cidades - simples pontos de comércio ou de festividades religiosas -, estas não podiam exercer maior influência sobre a evolução da língua falada, que, sem nenhum controle normativo, por séculos “voou com as suas próprias asas”.
(Celso Cunha, in A Língua Portuguesa e a Realidade Brasileira)

Sobre o uso da crase, assinale a alternativa em que o seu emprego esteja INCORRETO:

Alternativas
Comentários
  • C) Fomos à pois sua casa era perto do hoteEstamos diante de uma locução adverbial com núcleo masculino, portanto não devemos usar o acento grave, só seria correto e obrigatório se fosse uma locução adverbial de base feminina.

    GABARITO. C

  •  Gabarito: A

    ✓ Fomos à pois sua casa era perto do hotel. 

    ➥ Temos, em destaque, uma locução adverbial de modo com base masculina, somente a preposição "a" deve ser usada (=a pé).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Entendo que deveria ser anulada, por ter 2 gabaritos. B e C. Pois se não li errado da questão na B a sentença: "Pagamos nossa viagem à vista." traz o sentido de oposto da ideia da viagem ter sido paga a prazo. E Renato Aquino traz o seguinte: "É caso proibitivo de crase em expressão 'a vista' significando o oposto de a prazo. Ex: "Comprou roupas a vista" (não vai crase.) Mas: "Agiu à vista de todos" (vai crase=ser visto). Aquino, Renato. Português para Concursos, página 129. Alguém corrija se eu estiver equivocado!