De acordo com Schilling (1984), as doenças ocupacionais podem ser classificadas em três grupos. Podemos resumir esses grupos de seguinte maneira:
- Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho. Exemplos: silicose, asbestose, saturnismo.
- Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento). Exemplos: doenças do sistema locomotor, câncer (neoplasia), doenças do coração, varizes.
- Grupo III: nesse caso, a doença já existe mesmo que de forma latente, mas as condições de trabalho a agrava. Exemplos: problemas respiratórios (asma, bronquites), problemas de pele, alergias diversas e problemas psicológicos.
O que é a silicose?
Resumindo de uma forma bem simples, é uma doença relacionada ao acúmulo de óxido de sílica nos pulmões (um tipo de pneumoconiose). Uma exposição prolongada a essas substâncias pode levar a uma fibrose que limita a capacidade pulmonar. Essa doença é comum em mineiros e cortadores de granitos.
Portanto, essa doença é considerada como corretamente classificada no Grupo I, pois o seu surgimento está relacionado diretamente ao trabalho.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A