SóProvas


ID
3843766
Banca
UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A prescrição farmacêutica é definida como o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias farmacológicas e não farmacológicas, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando a promoção, proteção e recuperação da saúde e a prevenção de doenças. Considerando o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera que as características de toxicidade dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) apontam para a inocuidade ou são de baixo risco, razão pela qual a ausência de tarja vermelha sinaliza que os MIPs podem ser indicados sem qualquer contraindicação.
( ) O farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, desde que condicionado à existência de diagnóstico prévio e apenas quando estiver previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde.
( ) Nas infecções bacterianas da pele, é permitido ao farmacêutico prescrever antimicrobianos tópicos, como bacitracina e neomicina, segundo a instrução normativa nº 11 (ANVISA, 2016).
( ) De acordo com a instrução normativa nº 11 (ANVISA, 2016), que define a lista de medicamentos isentos de prescrição, é permitido ao farmacêutico prescrever o anti-inflamatório diclofenaco sódico ou potássico sistêmico como indicação terapêutica em lombalgias, mialgias ou dores articulares.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  •  ( F) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera que as características de toxicidade dos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) apontam para a inocuidade ou são de baixo risco, razão pela qual a ausência de tarja vermelha sinaliza que os MIPs podem ser indicados sem qualquer contraindicação. 

    Os MIPs são isentos de prescrição médica, mas não são isentos de orientação para o seu uso e, como qualquer outro medicamento, apresentam riscos à saúde e podem ocasionar danos se utilizados de forma incorreta. Portanto, devem ser tratados com o mesmo cuidado que os medicamentos prescritos, cujas recomendações sobre a dose indicada, contraindicações e interações devem ser seguidas7,9. O uso de medicamentos é uma corresponsabilidade entre o profissional da saúde e o paciente.

    ( V) O farmacêutico poderá prescrever medicamentos cuja dispensação exija prescrição médica, desde que condicionado à existência de diagnóstico prévio e apenas quando estiver previsto em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas, aprovados para uso no âmbito de instituições de saúde ou quando da formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde.

     ( V) Nas infecções bacterianas da pele, é permitido ao farmacêutico prescrever antimicrobianos tópicos, como bacitracina e neomicina, segundo a instrução normativa nº 11 (ANVISA, 2016). 

    (F ) De acordo com a instrução normativa nº 11 (ANVISA, 2016), que define a lista de medicamentos isentos de prescrição, é permitido ao farmacêutico prescrever o anti-inflamatório diclofenaco sódico ou potássico sistêmico como indicação terapêutica em lombalgias, mialgias ou dores articulares.

    MIPS Permitidos: Naproxeno, ibuprofeno, cetoprofeno. Tópicos não esteroidais