SóProvas


ID
3845302
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Na Europa, as forças reacionárias que compunham a Santa Aliança não viam com bons olhos a emancipação política das colônias ibéricas na América. […] Todavia, o novo Império do Brasil podia contar com a aliança da poderosa Inglaterra, representada por George Canning, primeiro-ministro do rei Jorge IV. […] Canning acabaria por convencer o governo português a aceitar a soberania do Brasil, em 1825. Uma atitude coerente com o apoio que o governo britânico dera aos EUA, no ano anterior, por ocasião do lançamento da Doutrina Monroe, que afirmava o princípio da não intervenção europeia na América.


(Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque.

Independência ou morte: a emancipação política do Brasil, 1991.)



O texto relaciona

Alternativas
Comentários
  • A questão proposta está adequada ao conteúdo normalmente exigido em vestibulares ao redor do país e faz parte dos currículos de História tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. A resposta depende também de leitura e interpretação de texto .
    O trabalho dos historiadores Ilmar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Albuquerque tem como objeto de estudo principal o processo de emancipação do Brasil em relação a Portugal, no século XIX. Especificamente no trecho transcrito os autores estabelecem uma relação direta entre o processo brasileiro e o desenrolar da história europeia, que está indicado em uma das alternativas .
    A) INCORRETA- Além de não haver a formação de uma federação de estados na Hispano-américa, não há relação entre a industrialização dos EUA e a restauração de monarquias absolutistas na Europa. 
    B) INCORRETA- Os EUA não avançam sobre o Brasil neste momento. O Ato de Navegação britânico é de 1651. E a influência da Igreja Católica na Europa era cada vez menor desde os movimentos de Reforma religiosa nos séculos XVI e XVII.
    C) INCORRETA- Não houve acordos de livre comércio entre Brasil e países hispano americanos. O Bloqueio Continental aconteceu em 1806 – em uma época de expansão da Franca napoleônica. A alternativa não procede mesmo sendo correta a proposta de recolonização de áreas da América do Sul . 
    D) INCORRETA- Além de Portugal não tolerar os projetos de independência do Brasil , o trecho não se refere aos produtos ingleses distribuídos na Europa tampouco à independência dos EUA. A alternativa apresenta uma série de equívocos. 
    E) CORRETA- O Congresso de Viena buscou restabelecer o Antigo Regime após as guerras napoleônicas, o que demonstra não ser favorável à independência das colônias americanas, na medida em que os processos de emancipação eram baseados em teorias liberais contrárias ao Antigo Regime. No entanto, a Inglaterra, em pleno processo de expansão de sua influência e, tendo uma vida política que já havia rompido com o Absolutismo e o Mercantilismo, apoiava as lutas emancipacionistas . 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito: E