SóProvas


ID
3845314
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dois fatores que contribuíram para os processos de emancipação política na África e na Ásia no pós-Segunda Guerra Mundial foram:

Alternativas
Comentários
  • O processo de libertação de áreas na África e na Ásia que estavam sob domínio europeu foi complexo, e feito através de negociações e conflitos, muitos deles bastante sangrentos como a Guerra da Argélia.
    Como é um processo que teve seu momento de mais sucesso após a segunda guerra, há a ideia de que só neste momento os povos colonizados reagiram contra a dominação. Tal ideia não procede. Há movimentos de oposição desde que existiu a dominação. Podemos destacar a Guerra dos Boxers na China, por exemplo. E, desde a década de 1920 Mahatma Gandhi demandava , através de propostas de desobediência civil, a libertação da Índia das mãos dos ingleses. 
    Houve, no entanto, elementos que favoreceram os movimentos após os grandes conflitos mundiais da primeira metade do século XX; A questão pede que sejam apontados dois elementos favoráveis , apresentados em um da alternativas. 
    A) INCORRETA- Há dois problemas com a afirmativa. Em primeiro lugar a China não foi neutra em todos os conflitos regionais desencadeados pelos diferentes processos de independência. Em segundo lugar o final da guerra fria não trouxe as lutas por libertação. Elas ocorreram durante e com influência, muitas vezes direta, dos conflitos da Guerra Fria 
    B) INCORRETA- A crise do petróleo data da década de 1970, quando os processos de independência são, em sua maioria, das décadas de 1950 e 1960. A questão do petróleo não se relaciona com a questão de descolonização. Há uma negociação com países produtores da África e do Oriente Médio organizados na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) por conta dos preços do óleo bruto, o que não se relaciona diretamente com a questão da libertação, cronologicamente anterior. 
    C) CORRETA- Organizações nacionalistas existiam nas áreas de dominação europeia desde a efetivação da dominação no século XIX. Elas alcançam maior sucesso após as duas guerras mundiais – pelo enfraquecimento das metrópoles e, por conta do estímulo da proposição de autodeterminação dos povos, que fazia parte da proposta de paz de Woddrow Wilson ( então presidente dos EUA) após a primeira guerra e, que passou a ser um dos pilares das ações da ONU. 
    D) INCORRETA- O movimento de pan-africanismo foi importante nas lutas pela libertação mas, não unificou a todas por contas da imensa diversidade étnico- cultural e linguística entre os povos africanos, mesmo que habitassem o mesmo território “nacional" criado por europeus. Além disso, a autonomia econômica das regiões africanas é questionável, devido ao domínio de grandes empresas europeias em suas principais atividades econômicas. 
    E) INCORRETA – O grande problema da proposta de um Terceiro Mundo – países não alinhados nem com URSS tampouco com EUA, é exatamente a falta de estruturas econômica sólidas que possibilitassem a tais Estados a adoção, na arena internacional, de posições livres de interferência das potências. 
    Gabarito do professor: Letra C.