SóProvas


ID
3845317
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    O terrorismo atual utiliza as técnicas do espetáculo produzindo vídeos e montagens por vezes muito bem elaborados. O controle dos meios de difusão de conteúdo é certamente outra novidade, possibilitada pelo advento da internet [...]. Por mais chocante que possa ser o conteúdo difundido pelo Estado Islâmico, sua forma é já reveladora de que a violência está subordinada a uma lógica espetacular.


(Gabriel F. Zacarias. No espelho do terror: jihad e espetáculo, 2018.)



O texto caracteriza o terrorismo atual como peculiar, pois este

Alternativas
Comentários
  • O terrorismo é um dos temas mais comuns em provas do tipo e, dada a sua complexidade e múltiplas relações, deve ser estudado com bastante atenção desde seus aspectos histórico-estruturais até as atualizações mais recentes. O texto associado aborda o terrorismo contemporâneo e suas formas de comunicação. O enunciado questiona qual alternativa apresenta corretamente os motivos da característica peculiar atribuída ao terrorismo moderno.
    A) Inclusão digital de pessoas pobres para divulgar atrocidades não é a motivação da característica peculiar do terrorismo contemporâneo.
    B) As principais organizações terroristas contemporâneas não são declaradamente anticapitalistas e usam a propaganda para divulgar para o máximo de pessoas possíveis suas atrocidades.
    C) Até é comum o discurso de rejeição da cultura ocidental, porém o espetáculo é uma ferramenta usual na divulgação de suas atrocidades e ideologia.
    D) Estratégia de forte impacto visual corresponde a execuções extremamente violentas veiculadas com frequência por grupos que utilizam as facilidades das novas tecnologias como forma de divulgação de suas ações para conseguir objetivos que vão desde arrebanhar novos membros até intimidar seus inimigos. Alternativa correta. 
    E) Grupos contemporâneos atuando em crises de grandes proporções como na Síria ou Líbia recorrem frequentemente ao alistamento de cidadãos ocidentais, em sua maioria europeus nativos descendentes de imigrantes, para engrossar suas fileiras e até mesmo para realizar ataques em seus países nativos.  



    Gabarito do professor: D.