SóProvas


ID
3845377
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No romance O amor nos tempos do cólera,Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera.


   O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo […], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento.


(O amor nos tempos do cólera, 1985.)



A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino

Alternativas
Comentários
  • cólera é transmitida por bactéria

  • A questão traz um relato do jovem médico Juvenal com o cólera, a partir da percepção após a morte de seu pai. A doença cólera é de origem infecciosa aguda grave, e possui como agente etiológico o Vibrio cholerae (bactéria). Essa doença pode ser transmitida através da água, alimentos ou objetos contaminados pelas fezes ou vômitos de indivíduos infectados. Apresenta como principal sintoma a diarreia líquida, causando rápida desidratação, enjoos e vômitos, e sua prevenção ocorre no cuidado na ingestão de água e alimentos, certificando-se que estão devidamente limpos e desinfectados. (Ministério da Saúde. Cólera. Acesso em setembro de 2020)



    A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino
    a) se preocupou em combater, no século XX, o retorno da epidemia de cólera na França, principalmente em Paris, constatando que a doença era transmitida pela urina de ratos. A doença cólera não é transmitida pela urina de ratos, e sim através de água contaminada. Incorreta. 

    b) tivera seu pai morto pelo cólera ainda no século XIX, o que o motivou a investigar as causas dessa doença, no caso, microrganismos eucariotos transmitidos por ratos que se proliferam nos esgotos. O microrganismo causador da doença é uma bactéria, ser procarionte. Incorreta.

    c) viveu na Europa da Idade Média, quando ocorria a grande epidemia de cólera e quando ainda se acreditava que a doença era transmitida por vapores pestilentos dos esgotos. Ele viveu no século XX, conforme pode-se afirmar a partir do ano que foi escrito o livro (1985). Incorreta.

    d) temia uma epidemia de cólera em sua cidade natal e, ainda no século XVIII, aprendeu com seu professor que a falta de saneamento básico favorece os surtos dessa virose. A doença cólera é de causa bacteriana, não sendo causada por um vírus. Incorreta.

    e) se interessou pela doença entre o final do século XIX e o início do século XX, percebendo que as pessoas que entravam em contato com fezes contaminadas contraíam cólera, uma doença transmitida por bactérias. Ele se interessou nesse período, e essa é uma doença transmitida por bactérias. CORRETA.

    Gabarito do professor: E

  • RESOLUÇÃO:

    A cólera é uma doença causada pela bactéria Vibrio cholerae, organismo procarionte, contraída por via fecal-oral.

    GABARITO:

    (E) se interessou pela doença entre o final do século XIX e o início do século XX, percebendo que as pessoas que entravam em contato com fezes contaminadas contraíam cólera, uma doença transmitida por bactérias.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2019/11/unesp-2020-questao-62.html?m=1

  • É uma questão interdisciplinar (muito bonita por sinal).

    Para respondê-la, é necessário ter conhecimentos gerais do realismo fantástico de gabriel garcia márquez, bem como saber sobre a transmissão e o agente etiológico do cólera.

    a) se preocupou em combater, no século XX, o retorno da epidemia de cólera na França, principalmente em Paris, constatando que a doença era transmitida pela urina de ratos. (as obras de márquez se passam na américa latina)

    b) tivera seu pai morto pelo cólera ainda no século XIX, o que o motivou a investigar as causas dessa doença, no caso, microrganismos eucariotos transmitidos por ratos que se proliferam nos esgotos. (o agente etiológico do cólera é uma bactéria - procarionte)

    c) viveu na Europa da Idade Média, quando ocorria a grande epidemia de cólera e quando ainda se acreditava que a doença era transmitida por vapores pestilentos dos esgotos. (a narrativa de márquez se passa na idade contemporânea)

    d) temia uma epidemia de cólera em sua cidade natal e, ainda no século XVIII, aprendeu com seu professor que a falta de saneamento básico favorece os surtos dessa virose. (o agente etiológico do cólera é uma bactéria; a narrativa se dá nos séculos XIX e XX)

    e) se interessou pela doença entre o final do século XIX e o início do século XX, percebendo que as pessoas que entravam em contato com fezes contaminadas contraíam cólera, uma doença transmitida por bactérias. (CORRETA)