SóProvas


ID
3848602
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”. Diferentes técnicas de representação são aplicadas no sentido de alcançar resultados que possuam certas propriedades favoráveis para um propósito específico.

Adaptado de IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1999.


Para o propósito específico de reduzir as distorções tanto de forma quanto de área dos continentes, os resultados mais adequados são alcançados pela seguinte projeção cartográfica:

Alternativas
Comentários
  • Robinson: equilíbrio entre ângulos, áreas, formas e tamanhos. Os demais: distorção acentuada em algum desses aspectos.

  • O amigo explicou certo, mas deu exemplo errado... do Bugatti. Quando você está dirigindo em alta velocidade, você assume o risco de produzir o resultado. Encaixa em dolo eventual.

  • Como o objetivo é reduzir as distorções de forma e de área, a projeção mais adequada é a projeção de Holzel (alternativa A), que pode ser considerada equivalente. A projeção de Mercator (alternativa B) distorce as áreas. A projeção de Peters (alternativa C) distorce as formas. Na alternativa D, a projeção distorce tanto as áreas quanto as formas

    LETRA A

  • A projeção de Robinson, encontrada na alternativa A é a projeção mais usada na atualidade, além de ser a mais recente dentre as opções ela foi criada baseada em coordenadas com o intuito de minimizar as distorções angulares