SóProvas


ID
3852433
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com KATZUNG, B. G. et al. (2017), os agentes imunossupressores se mostraram muito úteis para minimizar a ocorrência ou impacto dos efeitos deletérios das respostas imunes exageradas ou inadequadas. Infelizmente, esses fármacos também têm potencial de causar doença e de aumentar o risco de infecção e de neoplasias.

Sobre a utilização dos fármacos imunossupressores, julgue as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • essa é nível HARD!!

    a) O tacrolimo é um antibiótico macrolídeo imunossupressor produzido pelo Streptomyces tsukubaensis. O medicamento não está quimicamente relacionado com a ciclosporina, mas seus mecanismos de ação são similares. Ambos os fármacos se ligam às peptidilpropil-isomerases citoplasmáticas que são abundantes em todos os tecidos. Enquanto a ciclosporina se liga à ciclofilina, o tacrolimo se liga à imunofilina proteína de ligação FK. Ambos os complexos inibem a calcineurina, necessária para a ativação do fator de transcrição específico para célula T NF-AT.

    B) A azatioprina é um profármaco da mercaptopurina e funciona como antimetabólito. O principal efeito tóxico da azatioprina e da mercaptopurina é a supressão da medula óssea, em geral manifestada como leucopenia, embora possam ocorrer anemia e trombocitopenia. O principal efeito tóxico da ciclofosfamida é a cistite hemorrágica, que pode ser prevenida ou tratada com mesna

    C) A leflunomida é um profármaco de um inibidor da síntese de pirimidina, sendo a teriflunomida seu principal metabólito ativo. Os efeitos tóxicos da leflunomida incluem elevação das enzimas hepáticas com algum risco de lesão hepática e de comprometimento renal.

    D) O micofenolato de mofetila é um derivado semissintético do ácido micofenólico, isolado a partir do Penicillium glaucus. Está disponível nas formas oral e intravenosa, sendo a forma oral rapidamente metabolizada em ácido micofenólico.