SóProvas


ID
3852454
Banca
Exército
Órgão
EsSEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Baseado nas Boas Práticas de Farmacovigilância para as Américas (2011), considere as afirmativas:

I. Segundo o algoritmo de Naranjo, as suspeitas de reações adversas seriam classificadas em três categorias: 1) reação adversa comprovada ou definida; 2) Provável e 3) Possível.

II. A farmacovigilância enfoca principalmente a identificação de sinais de alerta ou segurança. Também se ocupa de analisar e gerenciar os riscos dos medicamentos depois de seu lançamento no mercado. Desta maneira podem-se definir duas fases: análise de riscos e gestão de riscos.

III. Quando surge uma crise, a autoridade reguladora deve analisar a informação disponível, e em função desta, tomar as decisões pertinentes, tais como a aplicação de medidas regulatórias apropriadas, a busca ou geração de maiores informações, e a comunicação do risco (quando houver) ou da inexistência do mesmo.

IV. Um aspecto importante da farmacovigilancia é a formação, tanto na graduação como na pós-graduação, dos profissionais de saúde. As atividades formativas adequadas podem melhorar o conhecimento e a compreensão das reações adversas a medicamentos e motivar sua notificação. Os currículos dos cursos de medicina, farmácia, odontologia e enfermagem devem incluir conhecimentos em farmacovigilância.

V. As reações adversas a medicamentos que causam internação hospitalar ou prolongamento da estadia hospitalar têm o menor impacto sanitário e econômico, no entanto, tais eventos são bastante subnotificados, em parte devido à escassa participação da maioria dos profissionais dos hospitais ou centros afins nas tarefas de notificação.

Das afirmativas acima: 

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADO - Segundo o algoritmo de Naranjo, as suspeitas de reações adversas seriam classificadas nas quatro categorias seguintes: 1) reação adversa comprovada ou definida, 2) provável, 3) possível e 4) duvidosa.

    II. CORRETO - A farmacovigilância enfoca principalmente a identificação de sinais de alerta ou segurança. Também se ocupa de analisar e gerenciar os riscos dos medicamentos depois de seu lançamento no mercado. Desta maneira podem-se definir duas fases: análise de riscos e gestão de riscos.

    III. CORRETO - Quando surge uma crise, a autoridade reguladora deve analisar a informação disponível, e em função desta, tomar as decisões pertinentes, tais como a aplicação de medidas regulatórias apropriadas, a busca ou geração de maiores informações, e a comunicação do risco (quando houver) ou da inexistência do mesmo.

    IV. CORRETO - Um aspecto importante da farmacovigilancia é a formação, tanto na graduação como na pós-graduação, dos profissionais de saúde. As atividades formativas adequadas podem melhorar o conhecimento e a compreensão das reações adversas a medicamentos e motivar sua notificação. Os currículos dos cursos de medicina, farmácia, odontologia e enfermagem devem incluir conhecimentos em farmacovigilância.

    V.ERRADO As reações adversas a medicamentos que causam internação hospitalar ou prolongamento da estadia hospitalar têm o MAIOR impacto sanitário e econômico, no entanto, tais eventos são bastante subnotificados, em parte devido à escassa participação da maioria dos profissionais dos hospitais ou centros afins nas tarefas de notificação.